Com o Euro 2020 a merecer, por estes dias, a atenção de milhares de adeptos de futebol, houve um trabalho quase invisível efetuado em vários estádios com vista a melhorar a sua pegada ecológica.

Seis dos 11 estádios de futebol que vão acolher partidas do Euro 2020 receberam melhorias na sua iluminação a qual ficou mais económica e mais interativa.

Os estádios em questão são a Allianz Arena (Munique), Estádio Olímpico (Roma), o Puskás Aréna (Budapeste), a Arena Johan Cruyff (Amesterdão), a Arena Gazprom (São Petersburgo) e o Estádio Steaua (Bucareste).

A intervenção incidiu na combinação de luminárias LED Philips com o sistema de iluminação conectado Interact, proporcionando economia de energia e facilidade de operação e manutenção.

 “Mudar da iluminação convencional para a iluminação LED conectada oferece uma experiência de jogo superior para jogadores e espectadores nos estádios e para os telespectadores em casa. As mudanças também proporcionarão aos locais uma maior flexibilidade para entretenimento personalizado antes e depois dos jogos”, explica a Signify, empresa que realizou a melhoria na iluminação nos estádios.

Assim, para cada estádio, a Signify instalou os sistemas de iluminação de campo usando luminárias LED da Philips, um tipo de luz que obedece aos padrões de transmissão televisiva internacionais, permitindo a reprodução em câmara lenta e sem cintilação.

Sistema Interact

Na maioria dos estádios, o sistema Interact também foi instalado para possibilitar espetáculos de luz, respondendo às exigências das organizações internacionais de futebol. Fora do campo, a Signify usou LEDs Color Kinetics para adicionar espetáculos de luz dinâmicos às fachadas e bancadas.

Ao utilizar sistemas LED de iluminação conectadas em vez de iluminação convencional, há muito mais flexibilidade para adaptar rapidamente as necessidades de iluminação dos estádios a diferentes programas de entretenimento e desporto.

Iluminação integrada com música

Através do Vari-lite, a equipa de gestão dos estádios neste Euro 2020 pode criar espetáculos de luzes exclusivos e, ao conectar-se ao Interact, pode integrar a iluminação em sistemas de som de terceiros, sincronizando a iluminação com a música e melhorando assim a experiência dos espetadores no estádio e em casa.

“Os estádios oferecem desafios únicos de iluminação e manutenção, especialmente aqueles que estão sujeitos às principais competições internacionais e padrões de transmissão televisiva. Os sistemas de iluminação precisam de manutenção consistente, especialmente se os locais exigirem uma rápida mudança entre os jogos de futebol e outros eventos de entretenimento. É aqui que a iluminação LED conectada oferece muitas vantagens”, aponta a Signify.

Com o Interact, é fácil monitorizar e controlar a iluminação conectada nas várias áreas de um estádio, incluindo o campo, a fachada, o relvado e as bancadas através de um painel intuitivo.

Economia de até 50%

As luminárias Philips LED oferecem uma economia de energia de até 50% em comparação com a iluminação convencional e têm um design de longa duração que reduz a frequência com que necessitam de ser substituídas.

As luminárias possuem um controlo instantâneo de ligar / desligar, portanto, se houver uma quebra de energia durante um jogo importante transmitido para milhões de telespectadores em todo o mundo, a luz pode ser ligada quase instantaneamente – enquanto os sistemas convencionais podem demorar até 15 minutos.

Artigo anteriorUtilizadores de elétricos criam aliança mundial e colocam exigências a governos e fabricantes
Próximo artigoNovo Pão de Forma estreia versão Plug-in