Vinte e oito associações de utilizadores de veículos elétricos (VE), entre as quais a portuguesa UVE, uniram esforços para criar a Global Electric Vehicles Alliance – GEVA, representando a voz dos utilizadores de VE em todo o mundo no caminho para o transporte elétrico limpo.

A organização, sem fins lucrativos, recolhe as melhores práticas, inspiração e informação das associações de utilizadores de VE e dos seus membros para ajudar, informar e inspirar os cidadãos com vista a acelerar a mobilidade elétrica nas suas regiões e países e em todo o mundo.

Aproveitando a constituição desta nova associação, a GEVA faz, desde já, algumas exigências, quer aos fabricantes, quer aos diferentes responsáveis governativos das várias nações.

Uma ficha universal

Aos construtores, os membros da GEVA pedem que todos os veículos ligeiros de passageiros e de mercadorias vendidos nos seus países carreguem com uma ficha até ao final desta década.

“A mudança para o transporte elétrico é essencial para reduzir rapidamente as emissões de gases com efeito de estufa, evitar alterações climáticas perigosas, melhorar a qualidade do ar local e as doenças respiratórias nas cidades do mundo inteiro. Com a rápida melhoria da tecnologia dos VE e dos novos veículos a entrar no mercado nos próximos meses, este é um objetivo realista”, entendem os utilizadores de viaturas elétricas.

Efetivos apoios para elétricos

Por seu lado, a recém-constituída GEVA exige aos dirigentes políticos que implementem efetivas políticas de apoio na compra e utilização nos respetivos países, algo determinante para se alcançar uma rápida mudança para o transporte elétrico.

Participação na COP26

Uma das primeiras atividades conjuntas da Global EV Drivers Alliance – GEVA, será a participação na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas COP26, que terá lugar em Glasgow, em novembro de 2021.

Nesse contexto, várias associações ligadas à GEVA estão a organizar iniciativas nos seus próprios países e a planear organizar um evento na Escócia para promover a Mobilidade Elétrica como um elemento importante na abordagem às alterações climáticas.

Portugal faz parte da GEVA

A Global EV Drivers Alliance – GEVA, representa atualmente organizações dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Catalunha, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Escócia, Eslovénia, Estados Unidos da América, Filipinas, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, Suécia e Suíça.

“A UVE como Associação representativa dos Utilizadores de Veículos Elétricos em Portugal aderiu desde o primeiro momento à criação de uma Aliança de Associações de Utilizadores. Queremos estar na primeira linha, não só em Portugal, como a nível mundial, na aceleração da eletrificação dos transportes e na divulgação da Mobilidade Elétrica”, refere Henrique Sánchez, Presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.

Mudança global para EV está a aumentar

A mudança global para Veículos Elétricos está a aumentar globalmente, com mais de 3,24 milhões de VE vendidos em todo o mundo em 2020, contra 2,26 milhões em 2019, apesar da pandemia da COVID e da forte desaceleração económica.

Para além das alterações climáticas e dos benefícios para a qualidade do ar, os Veículos Elétricos proporcionam muitos benefícios adicionais aos consumidores, incluindo a poupança e comodidade do abastecimento com eletricidade em vez dos combustíveis fósseis, a manutenção reduzida e a condução suave e eficiente proporcionada por um motor elétrico.

“Ao trabalharem em conjunto, as associações de utilizadores de VE podem partilhar as melhores práticas e estratégias, garantindo que as vozes dos utilizadores de VE sejam ouvidas nas discussões políticas sobre VE em todo o mundo”, referem os responsáveis da GEVA.

Este foi o vídeo lançado para promover o lançamento da Aliança:

A

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of