A Matchbox é uma marca de miniaturas de carros de brinquedos que, nos últimos 70 anos, tem feito por se adaptar o máximo possível a um mundo em constante mudança. Isto sem nunca deixar de ajudar as crianças a desenvolverem a sua imaginação através do brincar. Em 1997 a marca Matchbox passou a ser gerida pela empresa americana Mattel que, este ano, decidiu transformar as icónicas miniaturas em produtos mais sustentáveis.

O Global Head of Vehicles da Mattel explica que “a marca compromete-se a utilizar plásticos 100% reciclados, recicláveis ou de base biológica em todos os seus produtos e embalagens até 2030”. O intuito é “contribuir para a extinção dos crescentes problemas ambientais que enfrentamos hoje”, acrescenta Roberto Stanichi.

Marca incentiva a uma correta reciclagem

A Matchbox não se vai ficar somente pela alteração dos materiais que usa. A marca tem igualmente previstas algumas ações que visam promover uma reciclagem adequada e minimizar o desperdício.

Podemos avançar, por exemplo, que “a Matchbox planeia usar peças recicláveis e eletrónicas facilmente removíveis nos seus conjuntos de jogos, consolidando-os num único módulo facilmente removível”. E ainda “recorrer ao design do produto e à rotulagem para facilitar o processo de reciclagem”.

Outra das estratégias que está a ser ponderada pela marca consiste na integração de um rótulo “How 2 Recycle” nos seus produtos. Ou seja, uma etiqueta que servirá “para orientar os consumidores no momento de se desfazerem dos materiais do packaging”.

Acima de tudo, a Matchbox pretende “reduzir o uso de energia, as emissões de carbono e o desperdício nas operações”. Sempre com o cuidado de “não comprometer o standard de excelência que tem vindo a caracterizar os artigos Matchbox, principalmente os detalhes e a qualidade dos mesmos”.

Embalagens totalmente isentas de plástico

Já deixámos bem claro o compromisso assumido pela Matchbox: utilizar materiais mais ecológicos,facilitar o processo de reciclagem dos produtos, promover a evolução no processo de die-casting e adotar uma abordagem eco-friendly do brincar. Falta apenas explicar-lhe como é que a marca vai conseguir atingir esse seu objetivo.

Podemos começar por referir que “o popular Matchbox Power Grabs, com uma variedade de veículos die-cast numa escala de 1:64, licenciados e originais, é o primeiro carrinho die-cast com uma embalagem plastic-free”.

As embalagens são agora mais sustentáveis ao serem feitas de “materiais de papel e fibra de madeira certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC)”. O plano é implementar esta mudança em outras linhas de produtos num futuro breve. Falamos, portanto, “de uma transição gradual em direção a uma embalagem com 0% plástico”, sublinha a Matchbox.

A nova abordagem eco-friendly do brincar assumida pela marca americana concretiza-se também “na expansão da representação de veículos elétricos no seu portefólio”. Bem como “na introdução de carregadores de veículos elétricos em conjuntos de jogos de postos de combustível”.

Vem aí o Matchbox Tesla Roadster

“Desde o início dos die-cast modernos que a Matchbox tem usado o design e a inovação para oferecer aos mais pequenos o mundo real através do brincar”, afirma Stanichi. Mas agora a marca delineou objetivos mais ambiciosos: capacitar a próxima geração de fãs da Matchbox a lutar por um futuro mais sustentável”.

Nesse sentido a marca agendou, para 2022, o lançamento do Matchbox Tesla Roadster. Aquele que é o seu primeiro veículo die-cast “feito com 99% de materiais reciclados e certificados como neutros em emissões de carbono”. Podemos mesmo especifícar que “o Matchbox Tesla Roadster será composto por 62,1% de zinco reciclado, 1% de aço inoxidável e 36,9 de plástico reciclado”.

Outros dos objetivos da Matchbox é conseguir lançar em diversos mercados da Europa as novas linhas de produtos e embalagens de die-casts de icónicos fabricantes europeus. Nomeadamente: Audi, Mercedes, BMW, Jaguar, Porsche, Lamborghini, Fiat, Land Rover, Renault, entre outros. A marca conta atingir esta meta já em 2021.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of