O Microlino – a recuperação do clássico e mítico BMW Isetta da década de 1950 com uma motorização 100% elétrica – ganhou uma nova reinterpretação que demonstra que o espírito de modularidade das micro casas pode também ser trazido para os microcarros.

Pegando no Microlino 2.0, o microcarro elétrico construído pela suíça Micro Mobility Systems (MMS), o designer de produto Ozan Kayikci concebeu o Microlino Camper, projeto de uma tenda de campismo e cozinha portátil para este “palmo e meio de viatura” de 2,43 metros de comprimento e 1,50 metros de largura.

A configuração dota este veículo eminentemente citadino de uma inesperada alma aventureira que permite que os seus utilizadores façam escapadinhas de fim-de-semana, tendo a garantia de que, uma qualquer paragem idílica, pode tornar-se um lugar aconchegante para acampar sob o céu estrelado.

Autonomia do Microlino: até 200 km

Autonomia não é propriamente dor de cabeça, já que a versão de 14.4 kWh deste mini carro disponibiliza uma autonomia de 200 km, distância que já dá margem para incursões de lazer a dois – o veículo transporta o condutor e um passageiro e a tenda também foi pensada para duas pessoas.

Microlino 2.0 Camper ao lado do histórico BMW Isetta

A tenda de campismo dobrável tipo avançado encaixa-se dentro da secção frontal do Microlino, com a porta única dianteira, que constitui o acesso ao habitáculo tal como o Isetta original, a funcionar como estrutura para a montagem desta espécie de auto-tenda.

Uma tenda pop-up aproveita a porta única do Microlino para dar abrigo aos seus ocupantes.

A secção traseira deste elétrico é reservada para acomodar uma mini-cozinha para preparar uma refeição rápida.

O armazenamento extra da bagagem é colocado em cima, num rack de tejadilho e dentro do próprio veículo. É claro que o utilizador terá de ser comedido com os pertences a levar, cingindo-se ao estritamente essencial, pois o espaço é exíguo.

Microlino Camper, por Ozan Kayikci

Embora seja apenas um projeto feito no computador e atualmente não haja planos de colocá-lo em produção, o conceito deste “Microlino Camper” mostra que, de facto, os passeios ao volante do Microlino podem ir muito além dos limites da mobilidade urbana. Nem o espaço, nem a autonomia elétrica são limitações.

Microlino 2.0: a bolha elétrica que se inspirou no passado
O Microlino 2.0 é a segunda geração do microcarro inspirado no Isetta – a primeira geração nunca entrou em produção, tendo funcionado como concept. Em termos de homologação, o Microlino 2.0 é um veículo L7e, ou seja, um quadriciclo de propulsão elétrica. Pode acomodar dois adultos e alguma bagagem, e, dependendo do tipo de bateria, pode permitir uma autonomia de 125 km (8 kWh) ou 200 km (14.4 kWh ). As baterias de iões de lítio são do tipo LiFePO4, de fosfato de lítio ferro. A velocidade máxima é de 90 km/h.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of