A nova coleção de roupas de moda praia da United Colors of Benetton vem do mar e volta ao mar.

Trata-se de uma série de peças para mulher, homem e criança feitas de Econyl, uma fibra de nylon 100% regenerada e proveniente de redes de pesca usadas e outros resíduos, tais como tapetes e resíduos industriais.

O Benetton Group é um dos participantes do programa Greenpeace Detox – centrado na eliminação de produtos químicos perigosos usados na cadeia de abastecimento na área da moda – e desde 2017 aliou-se à Better Cotton Initiative, o maior programa mundial dedicado à sustentabilidade do algodão.

A confecção de fatos de banho e peças de vestuário em nylon regenerado Econyl ajuda, deste modo, a dar nova vida a resíduos inutilizáveis e reduz o impacto ambiental decorrente da produção de novas fibras.

O Econyl, um projeto da empresa italiana Aquafil, é uma fibra de nylon 100% regenerada, obtida a partir de resíduos industriais pré e pós-consumo através de um processo de produção inovador.

Foram usadas cerca de 15 toneladas de resíduos para criar a coleção de nylon regenerado Econyl, um quarto dos quais provem de redes de pesca usadas, permitindo reduzir cerca de 90 toneladas de emissões de CO2, igual a 100 barris de petróleo.

“Além disso, o material obtido é infinitamente reciclável”, afirma a Benetton.

Coleção com duas linhas

A coleção de Econyl regenerado é composta por duas linhas: Basic e Sporty.

A Basic – disponível também para homem e criança – apresenta-se em cores primárias, muito próximo das roupas de praia mais avançadas, com “soutiens” não acolchoados, push ups, cueca e tanga com faixa lateral ou com fita ou alça, fatos de banho completos, triângulos ao estilo americano e cueca subida.

A linha Sporty, por seu lado, é desportiva em termos de estilo e de leque de cores, distinguindo-se com o elástico com as cores da marca Benetton que cruza a parte de trás do fato de banho, peças que realçam o peito e a cintura do biquini.

A coleção de banho feita com Econyl regenerado estará disponível a partir de maio de 2021 nas lojas Undercolors da Benetton em Itália, Grécia, Espanha, Portugal, Rússia, Turquia, Eslovénia e Croácia, assim como na loja online.

Pontos de venda lojas Undercolors em Portugal:
Undercolors of Benetton de Póvoa Varzim, Matosinhos, Leiria, Centro Colombo, Centro Comercial Amoreiras e Alegro Montijo.

Artigo anteriorEnsaio a 508 Peugeot Sport Engineered: garras de fora
Próximo artigo5G é tecnologia-chave para alavancar transição climática