“As redes de próxima geração móvel 5G serão essenciais para impulsionar a transição climática da Europa e melhorar as condições de trabalho após a pandemia de COVID-19” é a convicção de Abraham Liu, Chief Representative da Huawei na União Europeia (UE) e Vice-presidente da multinacional para a Europa, durante a sua intervenção no 30º Digital Business Congress da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, realizado em Lisboa e transmitido online.

Na perspetiva do responsável da Huawei, “há um lado humano no 5G – na verdade, um lado muito humano: com soluções aplicadas ao 5G, as condições de segurança podem aumentar em larga escala”.

Qualidade dos trabalhos vai melhorar

Para suportar esta sua visão, Abraham Liu deu como exemplo o facto de, com a implementação da quinta geração móvel em áreas como a indústria de mineração ou os portos, “a qualidade dos trabalhos efetuados – e consequentemente a produtividade – poder melhorar de forma substancial. Isto porque, explicou Abraham Liu no painel subordinado ao tema “5G-Powered Digital Economy”, e no qual partilhou ideias com representantes de outros fabricantes mundiais, “tal permitirá que os colaboradores tirem partido de procedimentos automatizados, ao invés de serem sujeitos a ações repetidas e desconfortáveis durante longos períodos de tempo, ou até mesmo a terem que se expor a situações de alto risco”.

Utilizando como paradigma a fábrica da Huawei de desenvolvimento de dispositivos móveis, localizada em Shenzhen, na China, e inaugurada há dois anos, onde já implementaram a tecnologia 5G, Liu também aproveitou a ocasião para destacar o que entende como “as quatro economias do 5G”, salientando que “as soluções wireless 5G poupam energia, custos e espaço (reduzindo as necessidades de cablagem no setor industrial, por exemplo) e, o mais importante, tempo (graças à alta velocidade redes)”.

As soluções wireless 5G poupam energia, custos, espaço (reduzindo as necessidades de cablagem no setor industrial) e tempo (graças à alta velocidade redes).

Nessa medida, a multinacional acredita que um lançamento 5G “rápido e eficiente, que inclui as melhores tecnologias disponíveis, trará uma infinidade de oportunidades para cidadãos e empresas europeias, assim impulsionando a necessária e urgente transição climática”.

5G e o Green Deal

O responsável da Huawei acrescentando ainda que uma oportuna implantação do 5G “contribuirá para cumprir os objetivos do Green Deal da UE”.

Sublinha Abraham Liu: “Não apenas se prevê que o 5G reduza as emissões de CO2 em 85% (por unidade de dados transmitidos) em comparação com as redes 2G-4G atuais, mas também é expectável que a quinta geração móvel torne muitas outras áreas socioeconómicas mais verdes, como a agricultura (permitindo uma gestão mais eficiente da água, por exemplo) ou a indústria, ao reduzir-se a pegada ecológica das fábricas do futuro”, assegurou Abraham Liu.

5G
Abraham Liu, Chief Representative da Huawei na União Europeia (UE) e Vice-presidente da multinacional para a Europa

No final da sua intervenção, o Vice-presidente para a Europa da Huawei deixou ainda um alerta: “Estas metas só podem ser alcançadas com colaboração, cooperação e standards globais”.

“Com a ambição de governos com visão de futuro e com uma abordagem diversificada para a implantação do 5G, respeitando sempre o princípio da não discriminação da UE, uniremos esforços para garantir que todos os cidadãos europeus beneficiem das tecnologias da próxima geração o mais rapidamente possível, para que ninguém seja deixado para trás na era digital ”, rematou Abraham Liu.

Artigo anteriorNova linha Benetton feita com fibra de redes de pesca
Próximo artigoBanda Desenhada usada para sensibilizar jovens para questão dos resíduos eletrónicos