A empresa de transportes internacional DHL Express estabeleceu uma parceria com a Fiat Professional, tendo adquirido as primeiras 100 unidades do novo E-Ducato da Fiat.

Estes furgões 100% elétricas têm uma autonomia superior a 200 km, adequando-se especialmente para a logística last mile.

Em linha com o recém-lançado Roadmap de Sustentabilidade do Grupo DPDHL, a DHL Express prevê ter mais de 14.000 carrinhas elétricas em funcionamento na Europa até 2030, para reduzir as suas emissões de carbono.

“Acreditamos profundamente que o futuro da logística last mile é elétrico”, diz Alberto Nobis, CEO da DHL Express Europe.

Eletrificar a maior parte da frota de entregas last mile

“Para cumprir o nosso propósito de ligar pessoas e melhorar vidas, comprometemo-nos a ficar mais verdes e limpos no que fazemos todos os dias. Ao adicionarmos os E-Ducato à nossa frota, damos um passo importante para atingir o nosso objetivo de eletrificar a maior parte da nossa frota de entregas last mile. Com a Fiat Professional, encontrámos o que procurávamos: tecnologia de ponta e baterias potentes que nos permitem alcançar mais de 200 km, com uma única carga, para entregar aos nossos clientes os seus envios Express – rápidos e ecológicos”, refere o responsável da DHL Express Europe.

Na Europa, a DHL Express, liga consumidores e negócios em mais de 60 países e territórios, que contam com uma frota de recolha e entrega que consiste em cerca de 500 carrinhas elétricas, a operar principalmente em regiões urbanas, e 14.000 veículos não elétricos.

Metas até 2030

Devido à elevada procura de envios Express internacional, a empresa espera que a sua frota europeia last mile aumente para cerca de 20.000 carrinhas até 2030.

Para tornar a sua estratégia de sustentabilidade uma realidade, a empresa está bastante empenhada em fazer com que 60% da sua frota seja elétrica, até ao final da presente década (cerca de 14.000 veículos).

Testes feitos com Fiat E-Ducato

Juntamente com a Fiat Professional, o E-Ducato foi experimentado através de testes sob diferentes condições de funcionamento no mundo real, tais como temperaturas muito baixas, declives extremos e longas distâncias, para verificar a sua resposta a toda a gama de padrões de utilização da DHL.

Para Eric Laforge, Chefe do LCV Ampled Europe na Stellantis, o projeto E-Ducato é um caminho para a inovação e o futuro: “Orgulhamo-nos por um player tão importante como a DHL Express, ter escolhido o E-Ducato como parte de um objetivo tão ambicioso. Com o E-Ducato, a nossa tarefa não era apenas desenvolver um produto sustentável do ponto de vista económico e ambiental, mas acima de tudo, providenciar uma solução de mobilidade completa para os nossos parceiros”.

Para a DHL Express, a parceria estratégica com a Fiat representa a próxima evolução das medidas, até agora tomadas, para a entrega de encomendas, sem quaisquer emissões de CO2, aos seus clientes.

Pontos de carregamento

“Para além dos veículos em si, uma cadeia de mobilidade totalmente elétrica necessita de infraestruturas de carregamento abrangentes em toda a área”, assume a DHL.

Assim, para permitir uma maior expansão da sua rede de carregamento, a DHL Express está atualmente a trabalhar, em colaboração com várias empresas especializadas, num roteiro para aumentar significativamente o número de pontos de carregamento em toda a Europa nos próximos anos.

Bicicletas e barcos para reduzir CO2

A DHL está também a usar bicicletas em áreas urbanas como Barcelona, Copenhaga, Frankfurt am Main entre outras, e a ligar de barco as suas instalações de distribuição nos centros da cidade de Londres e Amsterdão, para reduzir o volume de tráfego urbano e as emissões de CO2.

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