Doze anos depois, foi reaberta a circulação comercial do transporte ferroviário de passageiros e mercadorias no troço Covilhã – Guarda da Linha da Beira Baixa.

O troço reabriu no domingo, ainda que a cerimónia oficial de inauguração esteja agendada para esta terça-feira.

A Infraestruturas de Portugal saúda o facto, considerando que “este é um dia histórico que marca a reposição da ligação ferroviária entre duas das mais importantes cidades da região das Beiras e Serra da Estrela através da Linha da Beira Baixa”.

A abertura à circulação ferroviária deste troço com 46 km de extensão, há muito ansiada pelas populações, é agora possível após a conclusão da empreitada de modernização e eletrificação da via férrea, executada pela Infraestruturas de Portugal no âmbito do programa de investimentos de requalificação da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020, comparticipado por Fundos da União Europeia, através do Compete 2020.

A obra exigiu um investimento de 77,2 milhões de euros, 60,57 milhões de euros dos quais garantidos por fundos europeus.

A empreitada de modernização do troço entre a Covilhã e a Guarda foi concluída no início deste ano, seguindo-se uma fase de testes e de certificação da infraestrutura.

Intercidades da Linha da Beira Baixa é prolongado

O que foi feito?

Relativamente ao troço Guarda-Covilhã, a obra envolveu a reabilitação de 36 km de via (10 km do troço tinham já sido intervencionados), a eletrificação do troço em toda a sua extensão, a instalação do sistema de sinalização eletrónica e telecomunicações (GSR-M), a implementação do sistema de controlo de velocidade (Convel) e a construção de sistemas de drenagem e trabalhos de estabilização de taludes.

Os comboios que circularem no troço Covilhã – Guarda têm paragem em todas as estações e apeadeiros: Caria, Belmonte/Manteigas, Maçainhas, Benespera e Barracão/Sabugal.

Assim, após a reabertura da ligação ferroviária entre as estações da Covilhã e da Guarda, as Linhas da Beira Baixa e da Beira Alta passam a estar interligadas, pelo que, a partir de agora, o serviço Intercidades da Linha da Beira Baixa à Guarda é prolongado, com 6 comboios diários, 3 por sentido.

A Covilhã deixa de ser o fim da linha da Beira Baixa, que passa a estar ligada à Guarda.

Apesar desta abertura, esta ligação será interrompida no último trimestre do ano, já que o troço Pampilhosa-Guarda, da linha da Beira Alta, será encerrado temporariamente para obras de modernização por um período estimado de 9 meses, até junho de 2022.

Outras alterações:
– Serviço Regional entre a Covilhã e a Guarda.
– Ligação entre a Guarda e a Covilhã, através de Comboio Regional, com enlace aos comboios Intercidades 510, 515 e 519.
– Sabugal, Benespera, Maçainhas, Belmonte-Manteigas e Caria passam a ser servidas por comboios Intercidades e Regionais, com acesso às duas Linhas.
-Ligação da Linha da Beira Baixa a Vilar Formoso com enlace na Guarda.

► No âmbito desta empreitada, destaque para as seguintes intervenções:

Construção da Concordância das Beiras: Criação de uma ligação ferroviária direta entre a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa, em via única eletrificada, com 1.500 metros de extensão, que incluiu a execução de uma nova ponte ferroviária sobre o rio Diz, com uma extensão de 237,8 metros.

Reabilitação integral de 6 Pontes Ferroviárias: No âmbito da empreitada foram realizados trabalhos de reabilitação e reforço de 6 pontes ferroviárias (Ponte da Carpinteira; Ponte do Corge; Ponte do Zêzere II; Ponte de Maçainhas; Ponte dos Gogos; Ponte Penha da Barroca) todas com mais de um século de existência.

Reforço da segurança rodoferroviária no atravessamento da linha férrea: Automatização de 18 Passagens de Nível (PN) e a supressão da PN situada ao quilómetro 206,960 no concelho da Guarda. Como alternativa de atravessamento, foi construída uma Passagem Inferior a cerca de 250 metros do local onde anteriormente se situava a PN.

Ampliação da Estação de Belmonte: Passa a possibilitar o estacionamento de comboios com 600 metros de comprimento, o que assegura o aumento da capacidade da linha, a circulação de comboios com maior carga. Beneficiação no Largo da Estação, nomeadamente ao nível do estacionamento automóvel

Intervenções nos Apeadeiros de Caria, Maçainhas, Benespera e Barracão/Sabugal: Melhorias ao nível das condições de conforto e de acessibilidade dos passageiros, nomeadamente através da recuperação dos edifícios, da construção de novas plataformas e na requalificação nas zonas envolventes da estação.

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