O “Destilador Solar Portátil” foi o vencedor do Grande Prémio Lexus Design Award 2021, recorrendo à luz solar para produzir água potável a partir de água do mar.

O projeto foi eleito como o que melhor personificava o conceito “Design para um Amanhã melhor”, baseado nos três princípios-chave da marca Lexus – Antecipar, Inovar e Cativar.

O dispositivo é ainda mais multitarefas, pois usa também água do mar para criar luz difusa natural, além de sobras de sal para geração de energia.

Combinando a produção de recursos locais com a arquitetura da comunidade, esta solução de baixa tecnologia pode servir, também, como local de convívio à sombra, se for adotado num formato maior.

água

O projeto é da autoria de Henry Glogau, cidadão de dupla nacionalidade austro-neozelandês que reside na Dinamarca e que se formou recentemente pela Royal Danish Academy de Copenhaga.

água

Henry Glogau formou-se recentemente na Royal Danish Academy em Copenhagen, Dinamarca. O seu mestrado especializou-se em Arquitetura e Ambientes Extremos, onde explorou os desafios globais presentes e futuros em expedições a diversos locais.

água

Henry Glogau destacou-se entre os seis finalistas deste ano, selecionados de um total de 2.079 candidaturas recebidas de 66 países em todo o mundo.

A clarabóia de dessalinização solar é a peça cheva deste sistema. A clarabóia permite a evaporação da água do mar por meio de energia solar.

Durante o dia, a água do mar é alimentada por um tubo na clarabóia em forma de tigela, onde a energia do sol é usada para iluminar casas à noite e destilar a água salgada do mar em água potável.

O proprietário do dispositivo pode então usar uma torneira na base do Skylight para extrair água potável. A quantidade de água obtida é variável, dependendo também da dimensão da clarabóia. Um dispositivo do tamanho de um candeeiro de sala pode produzir uma quantidade de 440 ml de água por dia.

água

Num período de 12 horas, o protótipo feito conseguiu produzir 540 ml de água purificada, com redução dos níveis de salinidade de 36.000 ppm (partes por milhão) para 20 ppm.

Sobre o Lexus Design Award
Lançado em 2013, o Lexus Design Award é uma competição internacional para criativos emergentes em todo o mundo. Procura contribuir para a sociedade através do apoio a designers e criadores cujo trabalho revela potencial para construir um futuro melhor. Seis finalistas ganham uma rara oportunidade: prototipar os seus projetos sob a orientação de designers de renome. O Lexus Design Award oferece, também, exposição à escala global para impulsionar o avanço das suas carreiras.

Sal da água para gerar eletricidade

A sobra de salmoura é responsável por gerar uma carga elétrica para alimentar uma luz difusa durante a noite, através de uma reação quando colocada em tubos de armazenamento contendo cobre e zinco.

Essas 12 baterias de sal, que são carregadas por um minipainel solar durante o dia, fornecem 9,53 volts, alimentando um feixe de luz LED durante a noite.

O design de Glogau é uma solução prática e barata que faz uso de recursos naturais para resolver problemas básicos enfrentados por muitas comunidades em lugares com difíceis condições de habitabilidade.

água

Depois de selecionado o vencedor do Grande Prémio, o membro do júri Greg Lynn comentou: “O vencedor foi um dos designers que mais me surpreendeu, desde a candidatura original à apresentação final. A missão era consistente e persistiu, acompanhado a transformação em escala e a função social de forma exemplar. O design tornou-se mais refinado, mais funcional e mais aberto durante o processo. A capacidade de produzir protótipos funcionais foi importante para todos os finalistas, mas no caso do vencedor apontou para o potencial múltiplo do sistema, que se tornou muito mais do que um produto ou dispositivo: uma infraestrutura portátil e implementável”.

Artigo anteriorMafra instala 12 pontos de recolha de embalagens que dão vales de desconto
Próximo artigoApps pré-construídas permitem empresas dar salto para ecommerce