A partir de 1 de maio de 2021, todos os pneus à venda terão de obedecer a um novo rótulo. Para informar os condutores, a ACAP – Associação Automóvel de Portugal lançou uma campanha denominada “o que há de novo no rótulo dos pneus na UE?”.

Através da campanha pretende alertar-se “os utilizadores finais dos pneus, para que, no momento da sua aquisição, façam escolhas informadas, tendo em atenção o novo Rótulo do Pneu (Regulamento UE 2020/740 de 25.05)”, aponta a ACAP.

Eficiência energética

O novo rótulo tem por objetivo aumentar a segurança, a proteção da saúde e a eficiência económica e ambiental do transporte rodoviário, através da promoção de pneumáticos eficientes em termos energéticos, duradouros, seguros e pouco ruidosos.

As novas regras permitem o acesso a mais informação sobre o pneu, designadamente, da eficiência energética, da aderência em pavimento molhado e do ruído exterior de rolamento.

O rótulo, para além de já ser obrigatório para os pneus C1 (pneus para automóveis ligeiros de passageiros) e C2 (pneus de veículos comerciais ligeiros), é obrigatório agora também para os pneumáticos para veículos pesados (Pneus C3).

O novo rótulo passa a incluir, entre outras informações, um Código QR (acesso a uma base de dados sobre produtos), a identificação do pneu (marca ou designação do fornecedor, dimensões, índice de capacidade de carga, símbolo da categoria de velocidade, classe e identificador do tipo de pneu), ajustamento nas classes de eficiência energética e de aderência em pavimento molhado (5 escalas em vez de 7).

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