A Volvo Cars anunciou uma nova parceria para a condução autónoma, desta vez estabelecida com a DiDi Autonomous Driving.

Esta empresa pertence a uma das maiores plataformas de tecnologia de mobilidade, a Didi Chuxing.

O acordo de colaboração com a Volvo prevê uma aliança estratégica que passa pelo fornecimento de automóveis de condução autónoma para a frota de teste da DiDi.

Em concreto, a Volvo irá fornecer modelos XC90 equipados com os sistemas de backup necessários para controlar a direção e a travagem, e colaborará com a DiDi Autonomous Driving com vista à integração do software e hardware adicionais necessários para tornar a condução totalmente autónoma.

Objetivo: operar sem motoristas em serviços de robotáxis

Estes serão os primeiros automóveis a integrar a DiDi Gemini, a nova plataforma de hardware autónomo da DiDi Autonomous Driving, que deverão ser implementados no futuro na rede da empresa.

Os sistemas de backup embutidos e as tecnologias de segurança do XC90, combinados com o sistema autónomo da DiDi Autonomous Driving, irão eventualmente permitir que os automóveis sejam capazes de operar sem motoristas em serviços de robotáxis.

Com base no acordo agora feito, a Volvo Cars e a DiDi Autonomous Driving procurarão construir uma parceria de longo prazo à medida que a DiDi continue a expandir as suas frotas de teste na China e nos Estados Unidos, aumentando as suas operações comerciais de robotáxis.

Como plataforma de tecnologia de mobilidade compartilhada, a DiDi usa a sua experiência em operações de rede e a sua base de dados de testes de condução autónoma em ambiente real para desenvolver serviços comerciais de transporte, colaborando com os fabricantes mundiais de automóveis premium.

Já em 2020, a Volvo Cars tinha fornecido à DiDi modelos XC60 para utilização no primeiro programa piloto de robotáxis de Xangai, China, onde em determinadas áreas da cidade, as pessoas podiam reservar viagens por robotaxi na app DiDi e serem conduzidas de forma autónoma, enquanto os automóveis eram monitorizados por um motorista de segurança e por um engenheiro.

“Esta colaboração estratégica com a DiDi Autonomous Driving reforça a nossa ambição de querer ser o parceiro escolhido pelas principais empresas de mundiais de mobilidade partilhada. Associar o programa robotizado da DiDi com a segurança dos nossos automóveis é uma óptima combinação para construir assim a confiança entre os consumidores para uma condução autónoma” – Hakan Samuelsson – Chief Executive – Volvo Cars

“Acreditamos que as redes partilhadas de veículos elétricos e autónomos serão cruciais para que os futuros sistemas de transporte urbano alcancem os mais altos padrões de segurança e sustentabilidade – é por isso que estamos a expandir as nosssas parcerias com as melhores empresas da indústria automóvel. A DiDi Gemini, a nossa nova plataforma de hardware autónomo, incorpora já algumas melhorias de hardware provenientes das nossas operações piloto, já realizadas com passageiro. Com a experiência da Volvo Cars em segurança, esperamos vir a ultrapassar novas barreiras para alcançar futuros serviços de transporte totalmente autónomos” – Bob Zhang – CEO – DiDi Autonomous Driving – CTO – Didi Chuxing

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of