Criado em 1970, o Dia Mundial da Terra, que se celebra esta quinta-feira, 22 de abril, junta milhões de pessoas de todo o mundo em defesa do meio ambiente, destacando as ações urgentes que precisamos de tomar para salvar o planeta e reduzir a utilização dos seus recursos.

É nesse sentido que a SPC, empresa tecnológica especializada no desenvolvimento de produtos eletrónicos de consumo, mostra como os equipamentos IoT (Internet of Things) são bons aliados do mundo, e não apenas da carteira.

Para poupar recursos naturais, não é necessário ter equipamentos complexos ou industriais. Na verdade, os equipamentos IoT que pode ter na sua casa oferecem todo o conforto e podem ser geridos apenas através do smartphone, ajudando assim à redução do consumo desnecessário de energia.

Casa inteligente sempre em comunicação

Numa casa inteligente, os produtos eletrónicos comunicam entre si, permitindo gerir o lar e definir regras a serem tomadas sem qualquer intervenção sua, como forma de reduzir esta pegada ecológica que todos vamos deixando.

Saiu de casa e não sabe se deixou a luz ou equipamentos acesos? Não há problema.

Um dos produtos domésticos mais conhecidos são as lâmpadas inteligentes, através das quais é possível controlar e regular a cor, a tonalidade e a intensidade da luz.

Salienta a SPC que a melhor vantagem para o ambiente é o facto de poderem ser geridas a partir de qualquer lugar, apenas com recurso ao smartphone. Se sair de casa e não tiver a certeza sobre se deixou a luz acesa, pode confirmar com um click e corrigir esse problema. Pode também conectar estas lâmpadas a outro tipo de equipamentos, como sensores de movimento inteligentes, para que a luz da sala se ligue quando alguém entra, e se desligue quando a sala fica vazia.

App ao serviço do ambiente

Além disso, uma vez conectadas a uma App (no caso dos produtos da SPC esta é a App IoT) pode definir uma regra em qualquer altura e a partir de qualquer lugar, para que as luzes se apaguem quando determinar e que não fiquem ligadas quando não é estritamente necessário.

Existem também opções conectadas para quem não tem a certeza sobre se deixou, por exemplo, a televisão acesa, permitindo-lhe confirmar e desligar à distância.

Com as tomadas inteligentes é possível definir regras para ligar e desligar ou ativar e desativar os seus aparelhos elétricos com o smartphone. Estas tomadas permitem também consumir menos energia e ainda monitorizar todo o consumo de cada dispositivo para um uso mais eficiente.

Máximo conforto não é sinónimo de gastos energéticos altos

Outra grande causa para o consumo de energia em excesso passa pelo aquecimento da casa no inverno e arrefecimento no verão.

Quantas vezes saiu de casa e deixou o termostato ou a ventoinha ligada para depois poder regressar a um ambiente confortável?

Existem inúmeros termostatos e ventoinhas inteligentes que permitem gerir o ambiente através do smartphone, ou também de regras, de forma a que a sua casa esteja confortável quando chegar, mas gastando a menor quantidade de energia possível: por exemplo, quando falamos de um termostato, em vez de deixar o aquecimento ligado todo o dia, se regressar às 19:00h e precisar que a sua casa esteja a 21ºC a essa hora, estes produtos inteligentes calculam quanto tempo demora até a casa chegar a essa temperatura e ligam-se automaticamente no momento que consideram apropriado, reduzindo o consumo energético. Conseguem também detetar se há alguma janela aberta e se estão a trabalhar em vão, parando nesse momento para evitar gastos desnecessários.

Já as ventoinhas inteligentes podem ser ligadas através da aplicação no smartphone a partir de qualquer lugar, para refrescar o ambiente para quando chegar.

Os responsáveis da SPC salientam que “outro equipamento simples, mas que pode ser uma grande ajuda, poderá ser um comando de infravermelhos”, estilo o SPC Horus.

Este equipamento permite gerir todos os dispositivos infravermelhos na sua casa a partir da aplicação SPC IoT no seu smartphone, evitando tê-los acesos mais tempo do que o natural, e pode ser usado em televisões, ar condicionado, persianas elétricas ou mesmo ventoinhas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of