A análise que o Watts On fez à oferta automóvel elétrica à venda em Portugal levou-nos a construir um ranking que estratifica os veículos 100% elétricos de acordo com um rácio preço/autonomia.

A virtude deste Ranking Watts On Preço/Autonomia é apresentar um dado de ponderação adicional que indique o quão eficiente um elétrico é em termos da autonomia que oferece segundo o preço que custa.

Neste artigo avancámos já com os modelos que lideram esta classificação e neste outro trabalho abordámos especificamente a prestação dos SUV compactos, uma categoria de viaturas populares e que já está bem servida de opções BEV (Battery Electric Vehicles).

Agora, estratificamos a oferta de veículos elétricos no mercado português em escalões de autonomia.

Agrupámos os EV em cinco grupos de alcance: até 200 km de autonomia; de 200 a 300 km de autonomia; de 300 a 400 km de autonomia; de 400 a 500 km de autonomia; e mais de 500 km de autonomia.

Dentro de cada um destes escalões, hierarquizamos os modelos segundo a relação Preço/Autonomia, o que possibilita perceber à data de hoje quais os automóveis elétricos que chegam mais longe e saem mais barato por quilómetro.

Nesta hierarquia de eficiência, os campeões em cada um destes mencionados escalões de autonomia são: Renault Twingo Electric Zen (até 200 km de alcance); Dacia Spring Electric (de 200 km a 300 km de autonomia); Fiat 500e Berlina Passion (de 300 km a 400 km de autonomia); Hyundai Kauai Premium EV 64 kWh (de 400 km a 500 km de autonomia); e VW ID.4 Life 77 kWh (mais de 500 km de autonomia).

A classificação obtida neste mês de abril 2021 é a que apresentamos nesta infografia:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of