A Infraquinta deu mais um importante passo para a sustentabilidade e eficiência energética da sua atividade, na sua área de intervenção, na Quinta do Lago.

A Infraquinta é a empresa de infraestruturas da Quinta do Lago. É uma empresa municipal.

No âmbito da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) da Câmara Municipal de Loulé, foi recentemente instalada uma central fotovoltaica em regime de autoconsumo com 100 painéis solares.

Estes painéis irão permitir à Infraquinta produzir e consumir a sua própria energia e, consequentemente, reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2).

Autonomia da rede elétrica de cerca de 40%

A central instalada apresentará uma autonomia da rede elétrica de cerca de 40% o que evitará a emissão de aproximadamente 30 toneladas de CO2 para a atmosfera.

Esta medida está integrada na política da empresa municipal que visa minimizar a pegada de carbono na sua atividade e, simultaneamente, incorporar energias renováveis no sistema elétrico.

Outros objetivos passam por aumentar a eficiência energética, reduzir custos e rentabilizar ativos pela atribuição de novas funções.

Até ao final do ano a Infraquinta irá instalar mais duas centrais solares fotovoltaicas, totalizando assim 5 centrais, que irão produzir localmente a sua própria energia elétrica.

A totalidade das centrais irão produzir anualmente 160 MWh, o que garante cerca de 40% das necessidades de energia elétrica da empresa e contribui para uma poupança anual equivalente a 75 toneladas de CO2, ou o correspondente à retirada da estrada de 40 veículos ligeiros que percorram 15.000 km anuais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of