A Sociedade da Água de Monchique desenvolveu a 100% Monchique Sport, através da qual diz conseguir reduzir a sua pegada ambiental enquanto empresa. Trata-se de água mineral apresentada aos consumidores em garrafas feitas exclusivamente de PET Reciclado (rPET). O próprio plástico que envolve os packs desta bebida é feito, também ele, de plástico 100% reciclado.

Para ter uma pequena noção do impacto que a 100% Monchique Sport pode vir a ter no meio ambiente, a empresa que a representa garante que “por cada milhão de garrafas produzidas, deixarão de ser consumidos cerca de 30 mil quilos de PET virgem”. Consegue-se assim “uma poupança anual estimada de sensivelmente 100 toneladas de PET virgem”, acrescenta a Sociedade da Água de Monchique.

Além do cuidado evidente que teve com o plástico utilizado na produção deste novo produto, a empresa portuguesa também criou uma versão em caixa de cartão. Uma alternativa indiscutivelmente sustentável tendo em conta que o referido cartão é “de origem certificada ambientalmente”.

Ao nível do design do produto podemos divulgar que o grená, cor identificativa da marca 100% Monchique Sport, não ficou esquecido. A característica tonalidade grená assume especial destaque nesta que é a primeira garrafa 100% reciclada. Vítor Hugo Gonçalves defende que “mais do que nova embalagem, a 100% Monchique Sport reflete a transformação que a empresa tem vindo a operar nos últimos anos”.

O CEO da Sociedade da Água de Monchique confessa ainda que “o grupo quer conseguir que os consumidores continuem a reconhecer e a confiar na Monchique”. Principalmente “na sua capacidade de disponibilizar ao mercado soluções cada vez mais inovadoras, assentes numa economia circular e na utilização de materiais sustentáveis”, sublinha.

A água mineral 100% Monchique Sport, apresentada em embalagens fabricadas a partir de plástico totalmente reciclado, será vendida em: grandes superfícies, lojas bio e dietéticas.

O compromisso com a sustentabilidade

A Sociedade da Água de Monchique diz-se verdadeiramente comprometida em diminuir a sua pegada ambiental, tendo até já dado provas disso. A título de exemplo podemos referir que a empresa em causa integrou 30% de PET reciclado nas suas embalagens, antecipando assim “já em 2020, as metas definidas pela União Europeia (EU) para 2030”, lê-se em comunicado.

A própria marca 100% Monchique é resultado do forte compromisso que a Água de Monchique tem para com a sustentabilidade ambiental. Nas palavras do CEO, Vítor Hugo Gonçalves, a 100% Monchique é “um símbolo dos desafios que nos movem”. Bem como “um apelo para o despertar urgente para um consumo mais consciente”.

O objetivo de reduzir a sua pegada ecológica também motivou a Sociedade de Água de Monchique a reorganizar, ao longo dos últimos anos, toda a estrutura produtiva da fábrica do grupo. Reorganização essa que passou, sobretudo, pela aposta em várias soluções de sustentabilidade ambiental que, “apesar da duplicação da capacidade produtiva da unidade, permitem uma redução de cerca de 15% no consumo energético”.

Outra das principais preocupações assumidas pela Sociedade da Água de Monchique passa pela redução e reutilização do plástico. Por isso mesmo, a empresa decidiu “eliminar o consumo de plástico retrátil nas taras de 5 litros”, o que lhe permitiu “deixar de enviar para o mercado cerca de 25 toneladas de plástico de embalagem por ano”.

A empresa foi mais longe ainda e reduziu “em mais de 16% o peso dos garrafões”. Uma mudança que resultou, assegura a Sociedade de Água de Monchique, “numa poupança anual de aproximadamente 100 toneladas de PET”. Verificou-se também um regresso do grupo à tara de vidro, igualmente impulsionado pelo compromisso de sustentabilidade assumido pela Sociedade de Águas de Monchique.

 Já ouviu falar da app “myMonchique”?

Se há app que é de instalação obrigatória nos nossos telemóveis é a “myMonchique”. Primeiro porque o principal propósito desta é incentivar-nos à reciclagem através de um sistema de gamification.

Basicamente os utilizadores são desafiados a registar o momento em que estão a proceder à correta reciclagem das garrafas de Água de Monchique. Depois só têm de partilhar esse registo nas suas redes sociais, sem se esquecerem de utilizar a hashtag #ecoselfie.

Como primeira marca de água mineral a disponibilizar uma app inovadora como a “myMonchique”, a Sociedade da Água de Monchique acredita que vai conseguir “desencadear um novo e inovador movimento nas redes sociais”. 

Vítor Hugo Gonçalves está confiante que “o movimento #ecoselfie vai viralizar a adoção da app ao mesmo tempo que estimulará o ato de reciclagem”.

Parcerias importantes no percurso da Água Monchique

No âmbito do desenvolvimento do seu mais recente projeto, a 100% Monchique Sport, a Sociedade das Águas de Monchique estabeleceu duas parcerias. Com a Upstairs Design Studio, que assumiu a criação do design da garrafa e da identidade da nova marca 100% Monchique. E com a Resilux, S.A., empresa especializada em pré-formas de PET, que ficou responsável pelo desenvolvimento da atual solução rPET.

Há, no entanto, outras parcerias que merecem ser recordadas. É o caso da colaboração estabelecida entre a Sociedade das Águas de Monchique e a Associação das Águas Minerais e de Nascente. Através da qual foi conseguida a integração no Pacto Português para os Plásticos.

Além disso não nos podemos esquecer que a Sociedade das Águas de Monchique é membro cofundador do Porto Protocol. Um movimento que levou a empresa portuguesa a adotar um conjunto de boas práticas, tais como: trocas na frota de camiões, aquisição de veículos elétricos e renovação de toda a luminária da fábrica para sistemas LED. Estas e outras iniciativas permitiram ganhos significativos em termos de consumo de combustíveis e de emissão de CO2.

Algo comum a todas as parcerias estabelecidas em nome da Sociedade da Água de Monchique são “os três grandes vetores que nos orientaram: inovação, sustentabilidade e responsabilidade”, afirma Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.

Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Socidade da Água de Monchique

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of