O ritmo de produção de veículos elétricos na Volkswagen está a subir, destacando-se, nesse capítulo, a unidade fabril de Zwickau, na Alemanha.

Esta fábrica alemã da VW produz apenas viaturas elétricas e está já, neste momento, a alcançar a meta prevista no início do ano, de montagem de mil veículos por dia.

Este volume é devido aos modelos Volkswagen ID.3 e ID.4, mas também já ao novo Audi Q4 e-tron que começou ali a ser feito.

produção
Produção de Audi Q4 e-tron em Zwickau

Terceiro turno de produção

Para esse efeito, a fábrica de Zwickau arrancou, recentemente, com um terceiro turno na segunda linha de montagem para a produção da família de modelos ID.

Contudo, a fasquia já subiu e agora a meta passa por produzir mais de 1.400 veículos elétricos por dia útil de trabalho, durante o verão para atender ao que o Grupo VW espera venha a ser um elevado nível de procura pelos seus 100% elétricos.

Na prática, signfica que no espaço de um trimestre, aproximadamente, o Grupo Volkswagen estará a incrementar o fabrico de elétricos em 40%.

produção
Produção do VW ID.3 em Zwickau

A fábrica de Zwickau é um elemento-chave na estratégia elétrica do Grupo alemão. Esta fábrica, que até há bem pouco era apenas para fabrico de viaturas com motores térmicos, foi convertida para ser uma unidade integralmente de montagem de veículos 100% elétricos, tendo a Volkswagen investido cerca de 1,2 mil milhões de euros a adaptar este local.

A este ritmo, a VW poderá chegar ao final deste ano com 330.000 unidades elétricas produzidas, uma cifra que pode subir para 500.000 unidades/ano, a partir de 2022.

Esta expansão rumo aos 330.000 veículos elétricos por ano, fará ainda com que das linhas de montagem de Zwickau saíam cerca de 30.000 veículos a mais do que saíam antes, quando a fábrica estava vocacionada para os modelos a gasolina ou Diesel.

Para além da fábrica de Zwickau, a Volkswagen contará ainda com a produção de viaturas elétricas em mais três fábricas, todas na Alemanha: Emden, Hannover e Wolfsburg.

Fora da Europa, em 2022 o Volkswagen ID.4 começa a ser produzido nos Estados Unidos, na fábrica de Chattanooga, no Tennessee.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of