Tradicionalmente uma marca com oferta híbrida de longa data, o construtor japonês disponibiliza atualmente apenas um elétrico (o UX 300e), mas a estratégia passa por reforçar esse portefólio.

O protótipo LF-Z Electrified, acabado de dar a conhecer (e que usamos para ilustrar este artigo), incorpora o desempenho de condução, o estilo e a tecnologia que a Lexus pretende materializar em 2025: eletrificação e conectividade juntas.

Este concept dispõe de tecnologia de tração às quatro rodas Direct4, mas o mais relevante está no facto de ser feito numa plataforma EV dedicada, o que evidencia que o fabricante quando lançar modelos EV, fá-lo-á a partir do zero, sem nenhuma adaptação a plataformas antigas.

Recorde-se que o UX 300e utiliza a plataforma GA-C (Global Architecture – Compact), a qual é comum às versões híbridas do UX e que foi no caso da variante elétrica devidamente adaptada.

Como é habitual nos elétricos, também aqui neste EV o posicionamento da bateria longitudinalmente por baixo do piso foi a solução escolhida, tornando a estrutura do veículo mais rígida, reduzindo o centro de gravidade e ajudando a absorver o ruído e as vibrações da superfície da estrada.

Sabia que…
… a estratégia de eletrificação híbrida da Lexus atingiu quase dois milhões de vendas a nível global, desde a introdução do RX 400h em 2005? A marca nipónica, do Grupo Toyota, atualmente, disponibiliza nove modelos híbridos e elétricos a bateria em cerca de 90 países, em todo o mundo.

Novos lançamentos Lexus

Em 2025, a Lexus afirma que terá 20 modelos, entre novos lançamentos e atualizações, incluindo mais de 10 veículos elétricos a baterias (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV).

Esperam-se berlinas, SUV e desportivos elétricos. No caso do LF-Z Electrified, este protótipo de 4880 mm de comprimento é a antevisão de um crossover elétrico, que estreia tecnologia de condução “by-wire”, ou seja, apenas por via eletrónica, sem ligação mecânica entre a direção e as rodas direcionais.

Com uma bateria de 90 kWh de capacidade, a autonomia do modelo é de até 600 km.

Este modelo está ainda preparado para carregamentos de 150 kW, possuindo um motor de 400 kW e 700 Nm de binário.

Elevada dose de Inteligência Artificial

A elevada dose de Inteligência Artificial que enriquece o veículo evidencia, igualmente, que, a par dos elétricos, a Lexus não ignorará as valências da condução autónoma, como forma de apoiar o condutor e de lhe dar sempre a maior tranquilidade e segurança ao volante.

A Lexus indica que pretende disponibilizar versões eletrificadas de todos os seus modelos até 2025, altura em que espera que os veículos eletrificados representem mais de metade das suas vendas globais.

Neste âmbito, em março de 2024, a Lexus vai inaugurar um novo centro de negócios e tecnologia em Shimoyama, na prefeitura de Aichi, no Japão, para acelerar o planeamento e o desenvolvimento de novos produtos.

Esse centro de negócios irá reunir as equipas envolvidas no design, no desenvolvimento e no planeamento da próxima geração de veículos da marca.

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