A Acciona e a Fnac Portugal reforçaram a sua cooperação no domínio da ação climática e na implementação de uma Economia Verde, através da renovação do contrato pela qual a Acciona fornecerá eletricidade de origem 100% renovável às 46 instalações da Fnac Portugal.

O acordo de renovação celebrado prevê que a Acciona forneça anualmente cerca de 13.000 MWh de eletricidade, a qual é certificada com Garantias de Origem 100% Renováveis, segundo a plataforma EEGO (Entidade Emissora de Garantias de Origem) da REN (Rede Elétrica Nacional).

Assim, a sucursal portuguesa do grupo francês de retalho tecnológico e cultural evitará uma emissão anual para a atmosfera de 3.800 toneladas de CO2.

Além de comercialização, a Acciona tem ainda ativos de produção energética renovável, que já conta com mais de 166 MW de potência instalada, entre tecnologias eólica e solar. O seu portfólio em Portugal é constituído por 16 parques eólicos, bem como a Central Solar da Amareleja, uma das maiores centrais fotovoltaicas da Península Ibérica. A central alentejana conta com uma capacidade de 46MWp e é capaz de produzir energia suficiente para 30.000 famílias portuguesas, para além de evitar a emissão de cerca de 90.000 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera.

A colaboração entre a Acciona e a Fnac iniciou-se em 2009, através da produção e fornecimento de energia verde. Ao longo deste período, a Fnac Portugal diminuiu em 3.800 toneladas o total de emissões anuais de CO2 para a atmosfera, o equivalente a 1.462 veículos retirados de circulação e 6.700 árvores plantadas.

Com a renovação do acordo com a Acciona por dois anos, a Fnac Portugal pode continuar a implementar a sua estratégia, ao encontro das premissas definidas pelo Grupo Internacional Fnac Darty, no sentido de desenvolver processos e ações destinadas a diminuir o impacto ambiental da marca nas suas atividades.

Para Carlos Alves, Diretor de Serviços Gerais (Segurança & Manutenção) da Fnac Portugal, “graças ao trabalho desenvolvido em conjunto com a Acciona, estamos a mitigar drasticamente a nossa pegada ecológica, em especial no dia a dia de loja e nos mais variados processos logísticos. Dessa forma, a Fnac atinge mais um importante objetivo dentro da sua longa trajetória, de implementar inúmeros projetos que têm como mote veicular uma cultura de sustentabilidade, não só internamente, mas também junto de clientes e parceiros. Como tal, a continuação desta parceria deixa-nos totalmente seguros quanto à realização das premissas base que constituem a estratégia de eficiência energética da Fnac Portugal”.

Aprígio Guimarães, Country Sales Manager da Divisão de Energia da Acciona em Portugal, explica que “a ligação entre a Acciona e a Fnac Portugal tem sido pautada por um elevado sucesso, com a adoção das melhores práticas de sustentabilidade, por via do fornecimento de energia renovável 100% limpa. O novo contrato, assinado para o biénio de 2021/2022, combina um conjunto de condições competitivas para o nosso cliente com uma contribuição significativa para os seus objetivos climáticos”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of