A marca automóvel Maxus, especializada em SUV, pick-up, monovolumes e veículos comerciais, vai entrar no mercado português, num investimento do Grupo Bergé Auto.

A sigla, detida pelos chineses da SAIC Motor e que é a herdeira da britânica LDV – Leyland DAF Vans, será lançada no segundo trimestre deste ano e, segundo apurou o Watts On os primeiros veículos a introduzir serão furgões elétricos. Mais para a frente, outros modelos se seguirão.

A vinda para o mercado português será feita pela mão do Grupo Bergé que assim alarga as suas operações em Portugal, onde já assegura a presença da Fuso, Isuzu, Kia e Mitsubishi.

Francisco Geraldes, Administrador da Bergé Auto em Portugal afirma que “a chegada da Maxus representa um importante reforço da aposta da Bergé no nosso país, onde já detém uma presença robusta com quatro marcas e respetivas redes de comercialização e assistência, acumulando um importante capital de experiência no setor”.

A Maxus é uma marca do universo da SAIC Motor Corporation, o maior construtor automóvel da China e o 6º maior a nível mundial.

Com um modelo vertical de negócio, que abrange desde a pesquisa e desenvolvimento até ao produto final, a SAIC Motor conta com mais de 215 mil colaboradores, 10 unidades de produção e centros de desenvolvimento espalhados pela Europa e Ásia.

Serão, em concreto, dois modelos comerciais ligeiros a chegar a Portugal em termos de propostas elétricas: o Maxus e-Deliver 3 e o Maxus e-Deliver 9.

O Maxus e-Deliver 3 é um modelo que irá competir com Peugeot e-Partner, Opel Vivaro-e e Citroën ë-Jumpy.

Por seu lado, o Maxus e-Deliver 9 compete no mercado com modelos como o Renault Master Z.E., Fiat e-Ducato ou Nissan e-NV200.

Maxus e-Delivery 3

Segundo a marca, com um carregamento DC são precisos 45 minutos para se obter 80% de carga e 80 minutos para uma carga de 100%.

O e-Delivery 3 terá uma versão curta (com 4555 mm de comprimento e 2910 mm de distância entre eixos) e uma versão longa (com 5145 mm de comprimento e 3285 mm de distância entre eixos).

Maxus
Maxus e-Delivery 3

Em qualquer uma das opções de carroçaria, a largura é de 1780 mm e a altura é de 1895 mm. O fabricante disponibiliza ainda para os interessados uma variante chassis cabine.

O Maxus e-Deliver 3 terá duas opções de bateria fornecidas pela CATL (35 kWh e 52,5 kWh) e um motor de 90 kW/255 Nm. Os 0-100 km/h é cumprido em 11 segundos.

Perspetiva do interior da e-Delivery 3

As baterias têm uma garantia de 8 anos/160.000 km.

A velocidade máxima é de 120 km/h.

A variante curta, com a bateria de 35 kWh, tem uma autonomia de 227 km (em ciclo urbano WLTP) e de 159 km (no registo combinado também ciclo WLTP).

“A oferta Maxus combina uma tradição de mais de 120 anos de história com o poder de investimento e tecnologia da SAIC Motor, hoje um dos maiores grupos mundiais da indústria automóvel”, sublinha Francisco Geraldes, Administrador da Bergé Auto em Portugal que assegurará a importação da marca.

Com a bateria de 52,5 kWh, a autonomia para a versão curta é de 344 km (em ciclo urbano WLTP) e de 243 km (no registo combinado também ciclo WLTP).

A variante longa, com a bateria de 35 kWh, tem uma autonomia de 213 km (em ciclo urbano WLTP) e de 153 km (no registo combinado também ciclo WLTP).

Com a bateria de 52,5 kWh, a autonomia para a versão longa é de 318 km (em ciclo urbano WLTP) e de 232 km (no registo combinado também ciclo WLTP).

A capacidade de carga na versão curta com o pack de 35 kWh é de 865 kg; com o pack de 52,5 kWh é de 905 kg. A versão curta tem 4.8 m3 de capacidade.

Por seu lado, a capacidade de carga na variante longa com o pack de 35 kWh é de 1020 kg; com o pack de 52,5 kWh é de 990 kg. A versão longa tem 6.3 m3 de capacidade.

Carga e possibilidades de arrumação de paletes da e-Delivery 3.

Maxus e-Delivery 9

O e-Delivery 9 terá versões curta e longa com uma capacidade de arrumação que oscila entre 9.7 m3 e 11 m3.

A versão com 9.7 m3 estará disponível com duas opções de bateria (51.5 kWh e 72 kWh).

A unidade com 11 m3 terá três packs de baterias disponíveis (51.5 kWh, 72 kWh e 88.55 kWh).

Maxus
Maxus e-Delivery 9

As autonomias vão de 296 km (combinado WLTP) e 353 km (urbano WLTP).

Não há, por enquanto, indicação de preços, contudo, o Grupo Bergé está a analisar o mercado para poder enquadrar estes modelos da Maxus alinhada com as propostas elétricas existentes nos seus segmentos.

O Watts On já apanhou, de resto, um destes modelos em Portugal, como se pode ver nesta foto:

Vamos continuar a acompanhar os desenvolvimentos sobre a chegada destes novos modelos.

A história da Maxus
Em 2009, a SAIC Motor adquiriu a LDV (Leyland DAF Vans), uma marca britânica de comerciais ligeiros, cujas origens remontam há cerca de 120 anos, reestruturando o seu portefólio e lançando, em 2011, na China e em mais 40 países, o primeiro modelo baseado na tecnologia LDV, o Furgão V80.
Em abril de 2020, juntamente com o lançamento de dois novos modelos, a SAIC Motor procedeu ao rebranding da marca LDV, mantendo o seu ADN, mas adotando um conjunto de novas tecnologias com vista ao fornecimento de mais opções de mercado, mais qualidade e melhor experiência de condução.
A designação escolhida foi Maxus, palavra que na língua inglesa se decompõe em dois significados: “Max” (ilimitado ou vasto) e “us” (nós, todos os utilizadores).
A SAIC Maxus Automotive Corporation, tem hoje, na Europa e no mundo, ofertas para os segmentos de mercado MPV, SUV, Pick up, VANs ou Chassis Cabina.
A estratégia de desenvolvimento da Maxus baseia-se atualmente na eletrificação e na oferta de propostas de mobilidade sustentável.
Outras vertentes em que esta marca aposta passam pela personalização, num modelo de Customer to Business (C2B), onde cada cliente é uma proposta personalizada, e pelo desenvolvimento de serviços de mobilidade que permitam aumentar a longevidade e alterar a forma de utilização das viaturas.
A aposta em tecnologias inteligentes de apoio à condução (tendo em vista a condução autónoma) e a conectividade, com a disponibilização de aplicativos que melhoram a experiência de condução são outras prioridades.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of