A Volvo Cars apresentou ao início desta tarde o seu novo modelo 100% elétrico, o novo C40 Recharge.

O Volvo C40 Recharge é um crossover que proporciona aos condutores todos os benefícios de um modelo SUV mas, ligeiramente mais baixo.

Este novo elétrico, num lançamento que se aguardava com expectativa, é baseado na plataforma Compact Modular Architecture (CMA) e é o primeiro modelo da história da Volvo que foi desenhado e pensado de raíz para ser um modelo 100% elétrico.

O veículo mede 4431 mm de comprimento (o XC40 mede 4425 mm), tendo uma distância entre eixos de 2702 mm. A largura é de 2035 mm (com espelhos) e 1850 mm (sem espelhos). A altura é de 1582 mm.

Dois motores elétricos

A sua propulsão será garantida através de dois motores elétricos situados nos eixos dianteiro e traseiro, cada um dos quais com 300 kW. O binário é de 660 Nm.

A aceleração dos 0 aos 100 km/h é em 4,9 segundos. A velocidade máxima é de 180 km/h.

A capacidade das baterias é de 78 kWh (75 kWh úteis) e será capaz de carregar, em cerca de 40 minutos, 80% do seu limite num carregador de 150 kW.

Em AC com um carregador de 11 kW, são necessárias 8 horas de carga para o modelo ficar com o pleno da energia.

Autonomia de 420 km

O C40 Recharge oferece uma autonomia de 420 km (ciclo WLTP), a qual, indica a marca, deverá melhorar ao longo do tempo através das atualizações de software “Over-The-Air”.

Este modelo tem início de produção prevista para o outono de 2021 e será fabricado, à imagem do XC40 Recharge, na fábrica belga da Volvo Cars de Ghent.

De resto, um dos aspetos que a Volvo destaca neste seu novo elétrico é o nível de conectividade “sem precedentes” do modelo, o qual poderá receber atualizações de software “Over-The-Air” (OTA), fruto de dados ilimitados.

Isto significa que, à imagem do XC40 Recharge, este modelo estará cada vez melhor ao longo do tempo e apesar dos meses irem passando.

Sistema operativo Android

O C40 Recharge terá um sistema de infotainment avançado, tendo sido desenvolvido em conjunto com a Google e terá como base o sistema operativo Android.

Nos mercados onde vai estar disponível, irá oferecer aos condutores as aplicações da Google e os vários serviços integrados, como o Google Maps, o Google Assistant e a Google Play Store.

Design exterior

O design dianteiro reflete toda uma nova apresentação para os novos modelos elétricos da Volvo onde se incluem faróis com tecnologia pixel de última geração.

Sabia que…
… este C40 Recharge tinha internamente o nome de código de V317?

Por seu lado, a traseira do C40 Recharge apresenta uma luz traseira em destaque, com um design totalmente reformulado e integrado com a linha de tejadilho inferior.

Posição de condução elevada

No interior, o C40 Recharge apresenta uma posição de condução elevada, em linha com as preferências atuais da maioria dos condutores que denotam um apelo por viaturas crossover e SUV.

Este modelo terá disponíveis uma série de cores e de opções de decoração que serão exclusivas e será mesmo o primeiro automóvel da marca sem qualquer componente em couro.

Aquisição será feita apenas online

“O C40 Recharge representa o futuro da Volvo e mostra a direção que pretendemos seguir. É puramente elétrico, a aquisição será feita apenas online através de um pack de serviços conveniente e estará disponível para rápida entrega. Conduzir um Volvo nunca foi tão aliciante”, afirma Henrik Green – Chief Technology Officer da Volvo Cars.

O C40 Recharge 100% elétrico estará disponível apenas online.

Ao adquirir, online, o novo C40 Recharge, o cliente comprará não só o automóvel, mas também uma vasta gama de serviços onde se incluem manutenção, garantia, assistência em viagem, seguro e opções de carregamento doméstico.

Em linha com a ambição de construir uma linha de produto menos complexa, o novo modelo C40 Recharge terá uma gama de versões mais reduzida que o construtor promete divulgar oportunamente.

Quando vai chegar?

O C40 Recharge vai começar a ser fabricado no outono de 2021 e, neste momento, a expectativa é que ainda no final do corrente ano possa estar disponível no mercado português. Esta é, contudo, uma estimativa que ao longo dos próximos meses poderá ser melhor ajustada.

Plano Volvo: mais elétricos a seguir

O C40 Recharge é o segundo automóvel 100% elétrico da Volvo Cars. Esta linha de automóveis puramente elétricos foi inaugurada com o XC40 Recharge, cuja comercialização será iniciada muito em breve em Portugal.

Nos próximos anos, a Volvo Cars irá apresentar vários modelos elétricos, estando ainda uma nova vaga de lançamentos prevista para os anos entre 2025 e 2030.

Até 2025, a empresa pretende que 50% das suas vendas mundiais consista em automóveis 100% elétricos, com a restante quota a ser preenchida por modelos híbridos.

Em 2030, cada novo automóvel vendido, deverá ser exclusivamente elétrico.

Este novo modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo Cars, fabricante que pretende ser em 2040, uma empresa com impacto climático neutro.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of