Os automóveis são um dos mais recentes palcos em que as empresas tecnológicas entraram para mostrar argumentos e tornar a vida melhor aos condutores.

A batalha ao nível dos sistemas de infotainments está a ganhar novo ímpeto com a entrada de um player de peso, fruto da junção de esforços entre uma grande empresa de software de engenharia automóvel (a Luxoft, empresa da DXC Technology Company) e um gigante de eletrónica de consumo (a LG Electronics).

A Luxoft foi responsável pelo desenvolvimento conjunto, em 2018, com a Daimler do software que dá vida ao sistema de infotainment Mercedes-Benz User Experience (MBUX).

As duas empresas lançaram há cerca de um ano a Alluto, uma joint venture que visa criar infotainment, inclusive especificamente para os ocupantes do banco traseiro, e sistemas de partilha de boleias baseados no webOS Auto – uma plataforma aberta colaborativa que permite o processamento de multimédia, controle de vários ecrãs, conectividade e segurança e disponibilizando-a para fabricantes de automóveis, operadores de frota e fornecedores de serviços de mobilidade partilhada.

webOS Auto

O concept Luxoft HALO, apresentado no ano passado, era uma antevisão das potencialidaded do webOS AutoA joint venture combina as capacidades de desenvolvimento de software da LG Electronics e os canais de vendas globais da Luxoft.

o webOS Auto vai concorrer com o Google Android Auto e o Apple CarPlay. Trata-se de um software baseado em Linux. a sua versão mais recente é o webOS Auto 2.0.

A LG Electronics tem vindo a desenvolver um sistema de infotainment baseado no WebOS Auto, um sistema operacional de software para veículos, enquanto a Alluto será responsável por fornecer esse sistema para os fabricantes de automóveis.

A LG Electronics tem uma participação de 51% na Alluto, com a Luxoft a deter os 49% restantes.

A plataforma webOS Auto já está disponível para os construtores de automóveis, operadores de frotas e fornecedores de serviços de mobilidade compartilhada.

Esta nova joint venture formada irá promover o uso desta plataforma, a qual cria um ecossistema de serviços inteligentes e serviços de streaming de conteúdo.

O webOS Auto é uma plataforma aberta para mobilidade compartilhada e inteligente. A plataforma foi anunciada pela primeira vez na Consumer Electronics Show de 2019.

Atualmente, Android Auto e Apple CarPlay são os dois gigantes neste campo de batalha do infotainment. O sistema webOS Auto entra agora nesta corrida.

A LG já tem muitas parcerias e contratos em vigor com os principais serviços de streaming e provedores de conteúdo, como Netflix, Hulu e Spotify, na sua plataforma webOS para dispositivos domésticos.

A colaboração com a Luxoft irá trazer todos esses aplicativos e serviços diretamente para o veículo, via webOS Auto, na criação de um cockpit digital em grande escala.

webOS Auto

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of