A Ford traçou um plano de investimento para reforçar a sua gama eletrificada, no qual se inclui a adaptação da fábrica de Colónia, na Alemanha, num centro de desenvolvimento e produção de veículos elétricos na Europa que envolve um investimento de 825 milhões de euros.

Neste contexto e tendo presente que, a partir de 2030, o fabricante norte-americano vai banir todos os motores de combustão dos seus novos modelos, começa a falar-se dos possíveis modelos 100% elétricos Ford.

Uma das apostas mais fortes para um dos primeiros veículos a lançar recai num SUV compacto, posicionado abaixo do elétrico Mustang Mach-E.

Esse modelo será feito com base na arquitetura MEB do Grupo Volkswagen (na foto principal do artigo), fruto de um acordo estabelecido.

Confirmam-se, assim, as notícias que há mais de um ano demos conta.

Na prática, isto significa que o EV da Ford poderá chegar ao mercado por volta de 2023/2024.

O modelo adotará traços de crossover, numa espécie de “mini Mustang Mach-e”.

Ford
Ford Mustang E-Mach

Será ainda a versão correspondente do VW Polo elétrico, a qual será lançada no mercado como ID.2 um ano antes, ou seja, em 2022/2023, avançam os alemães da Automobilwoche.

Ford, marca 100% elétrica em 2030
A Ford adianta que, em meados de 2026, 100% da sua gama de veículos de passageiros na Europa terá capacidade de emissões zero, a partir de uma configuração totalmente elétrica ou híbrida plug-in; em 2030 a gama tornar-se-á 100% elétrica.

O “Polo elétrico” (ID.2) e o “Fiesta elétrico” recorrerão, assim, a versões adaptadas da plataforma MEB utilizada no ID.3, cabendo ao modelo alemão a primazia de a estrear.

Apesar de ser construído sobre a plataforma MEB, o próximo modelo zero emissões da Ford irá manter o ADN da Ford em termos de design e afinação técnica.

Ainda não há especificações técnicas conhecidas, mas admitimos que a solução possa passar igualmente pelo uso da tecnologia VW, com as opções dos packs de baterias a oscilarem entre 58 kWh e 77 kWh, a gama energética presente no ID.3.

As autonomias do pequeno Mustang elétrico poderão oferecer cerca de 400 km.

Os próximos tempos trarão mais novidades sobre este tema.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of