Os truques (ou não…) do mágico Luís de Matos para reciclar

O projeto “Reciclar Não Tem Truque” é desenvolvido pela ERP Portugal e pela LG Portugal e quer sensibilizar os portugueses para a importância de reciclarem o lixo eletrónico.

0
217
reciclat

Num momento em que apenas 15 a 20% dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) é reciclado a nível mundial, a ERP Portugal (Entidade Gestora de Resíduos) e a LG Portugal desafiaram o mágico Luís de Matos a juntar-se ao movimento de sensibilização para reciclar o “lixo eletrónico”.

O resultado foi o projeto “Reciclar não tem truque” que, através de um conjunto de truques com a assinatura do mágico português, vem alertar os portugueses para a urgência e necessidade de dar uma segunda vida aos equipamentos elétricos e eletrónicos que já não funcionam.

“Com o objetivo de criar uma corrente de conteúdos de consciencialização e educação do público português, esta campanha digital alia a surpresa dos truques de magia concebidos exclusivamente para o projeto à informação útil sobre o panorama nacional da reciclagem dos REEE, tendo como protagonista o Depositrão, a solução logística da ERP Portugal para depositar os equipamentos elétricos e eletrónicos que já não utilizamos ou que se encontram danificados mas que podem ter uma segunda vida”, aponta a LG e a ERP Portugal.

Necessidade urgente de reciclarmos lixo eletrónico

“Quando a ERP Portugal e a LG Portugal me desafiaram, não hesitei em juntar-me a este projeto que alerta os portugueses para a necessidade urgente de reciclarmos o nosso lixo eletrónico. A verdade é que gosto muito de parcerias que me permitam aprender e, ao mesmo tempo, contribuir para a mudança de consciências e comportamentos. E este ‘Reciclar Não Tem Truque’ permitiu-me fazê-lo através do meu trabalho, a magia, o que também me deu um gozo enorme”, afirma Luís de Matos.

Espírito nacional do “ainda pode dar jeito” leva cerca de 60% da população a guardar os equipamentos que já não usa

Este movimento assume particular importância quando se sabe que se, por um lado, mais de 66% dos portugueses recicla os seus equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida, a verdade é que o espírito nacional do “ainda pode dar jeito” leva cerca de 60% da população a guardar os equipamentos que já não usa.

Esta foi uma das conclusões do estudo “Hábitos dos Portugueses em relação ao Lixo Eletrónico”, promovido pela ERP Portugal e pela LG Portugal em outubro de 2020, em parceria com a Qdata (com coordenação da NOVA IMS), e que impulsionou a criação de uma campanha impactante e pedagógica junto do público português.

Educação para comportamentos ambientalmente conscientes

De acordo com Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, “a sensibilização e educação da população para comportamentos ambientalmente conscientes tem sido uma preocupação presente nas iniciativas desenvolvidas no decorrer da nossa atividade enquanto entidade gestora. A participação dos cidadãos no processo de reciclagem é fundamental e acreditamos que a criatividade da magia do Luís de Matos mostrará que o truque está nas mãos de todos nós: podemos dar uma segunda vida aos nossos equipamentos elétricos e eletrónicos!”

Contribuir para um mundo e ambiente melhores

“Enquanto fabricante de equipamentos eletrónicos com um impacto mundial é, para a LG, absolutamente crucial contribuir para um mundo e um meio ambiente melhor. Fruto de uma política de responsabilidade social muito forte e de uma parceria de longa data com a ERP Portugal, acreditamos que as campanhas de sensibilização da população para a problemática do lixo eletrónico são essenciais para que, enquanto cidadãos, possamos contribuir para a criação e manutenção de um ecossistema sustentável e ecológico”, afirma Hugo Jorge, Diretor de Marketing da LG Portugal.

Eis alguns dos vídeos disponíveis:

Humorista Luís Filipe Borges adere à campanha

O projeto “Reciclar Não Tem Truque” conta também com o apoio do humorista e apresentador Luís Filipe Borges que se assume como uma vítima do “ainda vai dar jeito”, guardando em casa vários equipamentos avariados ou que já não usa. Luís de Matos entra assim em ação para demonstrar, através de um truque simples, como reciclar não tem, efetivamente, qualquer tipo de truque.

“Confesso que guardava em casa alguns equipamentos elétricos e eletrónicos que já não usava e, como ficavam perdidos nas gavetas e armários, não lhes dava o devido uso. Tal como eu, muitos portugueses também têm este comportamento, por esquecimento, desconhecimento ou porque ainda vai dar jeito. Por essa razão, disse logo que sim quando o Luís de Matos, a ERP Portugal e a LG Portugal me desafiaram para participar nesta campanha e assim contribuir para a mudança de comportamentos face ao lixo eletrónico”, afirma Luís Filipe Borges.

Jovem mágico Gabriel Ferreira também aderiu à campanha

O jovem Gabriel Ferreira é também outra figura do universo da magia nacional que se juntou a este projeto.

“Fiquei muito surpreendido quando descobri que os jovens portugueses não têm hábitos de reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos que já não utilizam. Assim, considero que um projeto como o ‘Reciclar Não Tem Truque’ é de extrema importância, pois é uma forma divertida e leve de chegar aos portugueses e, através das minhas plataformas, alcançar o público mais jovem e demonstrar o quão fácil é dar uma segunda vida aos telemóveis, computadores, consolas e muitos outros equipamentos que têm por casa”, conclui Gabriel Ferreira.

Este é um dos seus truques feitos para a campanha:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of