Com o confinamento imposto pela pandemia, 2020 foi o ano das compras online e das entregas ao domicílio.

Porém, a tendência veio para ficar, com o aumento de compras nas plataformas digitais a colocar os serviços de entrega sobre pressão, tanto para conseguirem deixar as mercadorias à porta dos clientes, como para o conseguirem fazer de modo rápido e eficiente.

A Ford está a trabalhar com o operador de logística Hermes no sentido de testar um serviço de entregas diferente e sustentável, o qual poderá não só reduzir a pegada de carbono causada pelas encomendas entregues em ambiente urbano como também permitir fazê-lo mais atempadamente.

Como tudo funciona?

O software inteligente MoDe:Link da Ford coordena os tradicionais furgões de entregas com os distribuidores que operam a pé, sendo capaz de identificar locais de estacionamento apropriados perto de múltiplos endereços de entrega.

A partir desse ponto, a última etapa da entrega é feita a pé. Se for adotada, esta iniciativa poderá rentabilizar a utilização de furgões e ajudar a reduzir a poluição ambiental e os congestionamentos de trânsito.

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“Ser mais inteligente sobre a forma como entregamos encomendas no futuro vai permitir que as transportadoras operem de uma forma mais sustentável e eficiente, ao mesmo tempo que vai proporcionar uma melhor experiência aos clientes. Os nossos testes com a Hermes mostraram como as entregas multimodais podem ser escaláveis e eficazes, mesmo durante as épocas mais exigentes do ano” – Tom Thompson, Lider de Projecto, Ford Mobility

Entregas inteligentes

O MoDe:Link, o software inteligente de logística da Ford, identifica locais seguros e apropriados para fazer as entregas aos distribuidores de encomendas a pé, coordenando estas equipas enquanto se fazem as entregas em locais como arranha-céus ou edifícios comerciais e residenciais.

Os motoristas de distribuição usam uma simples app para smartphones que os aconselha sobre o melhor local para estacionarem as carrinhas, mostrando ainda as rotas e os itinerários mais económicos para a entrega das encomendas.

A aplicação faz a integração com os sistemas de localização da Hermes para garantir que os clientes conseguem ver, em tempo real, o ponto de situação das suas encomendas.

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Viagem planeada de ponta a ponta

“Trata-se de um sistema abrangente que planifica a viagem de ponta a ponta para cada encomenda, assegurando que as entregas, seja no início, à saída da central de distribuição, na estrada, ou no fim, nas entregas a pé, feitas à porta, são o mais eficiente e sustentável possível”, salienta a Ford.

“Estamos a explorar novas iniciativas que podem reduzir as emissões de carbono nas entregas last mile como parte do nosso compromisso com a sustentabilidade e, também, para estarmos preparados para a legislação futura aplicável a ambientes urbanos, como por exemplo as zonas de muito baixas emissões. Além disso, este modelo operacional é fácil de escalar para satisfazer a crescente procura de serviços de entrega ao domicílio e abre as portas ao trabalho dos distribuidores a pé, uma força de trabalho completamente nova que não precisa de conduzir nem de ter um veículo” – Carl Lyon, Diretor de Operações, Hermes Reino Unido

A Ford e a Hermes começaram por testar este sistema na cidade de Londres, mas vão agora explorar e alargar o projeto-piloto a outras zonas do Reino Unido.

A entrega last mile é apenas um dos aspetos que a Ford está a explorar naquilo que as tecnologias conectadas podem ajudar para as cidades terem um ar mais limpo.

Áreas georreferenciadas dinâmicas

“Um estudo recente, realizado em três grandes cidades europeias, demonstrou como o blockchain e as áreas georreferenciadas dinâmicas podem complementar os veículos híbridos plug-in, como o Ford Transit Custom PHEV, e contribuir para a melhoria da qualidade do ar, beneficiando deste modo as cidades, os cidadãos e os operadores”, salienta o fabricante.

A Hermes é uma das principais especialistas em entregas do Reino Unido, tendo gerido mais de 630 milhões de encomendas no ano passado. Esta parceria com a Ford foi lançada em setembro passado pela equipa do Hermes Innovation Lab numa zona central de Londres e foi posta à prova num dos períodos mais movimentados de 2020 no que diz respeito a entregas de encomendas.

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Ao trabalhar durante o pico do período de Natal, o serviço-piloto respondeu a uma procura sem precedentes de serviços de entrega ao domicílio, de acordo com a Ford.

Operando em conjunto com uma equipa de oito distribuidores a pé, situados em três zonas de entregas diferentes, dois furgões Ford Transit entregaram o mesmo número de encomendas que outros seis veículos que realizaram entregas convencionais à porta dos clientes. Isto, para além de o terem feito de forma mais rápida.

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Esta abordagem inovadora está pensada para proporcionar um ar mais limpo nas cidades e estradas mais desimpedidas.

Novo conjunto de trabalhadores

“Numa indústria que tem de competir para recrutar motoristas de distribuição, a fim de responder à procura dos clientes, o modelo de entregas a pé abre a porta a um novo conjunto de trabalhadores que já não precisa de saber conduzir ou de ter um veículo”, declara a Ford.

Com os distribuidores a pé a entregarem até cerca de cinquenta encomendas por turno, entram igualmente na equação benefícios ao nível da saúde e do bem-estar, acrescenta a marca; “e os distribuidores podem ainda vir a beneficiar de padrões de trabalho flexíveis que lhes permitam conjugar melhor as suas vidas particulares e familiares”, diz a marca.

Durante o teste da Ford, fizeram parte das equipas de distribuidores a pé profissionais da área da hotelaria que estavam sem poder trabalhar devido às medidas de confinamento.

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