A BusUp, empresa tecnológica especializada na gestão de transporte empresarial na Europa, fechou uma ronda de investimento de 5 milhões de euros.

Essa ronda de angariação de capital foi liderada por Proeza Ventures, o maior fundo de investimento em mobilidade da América Latina, e foi acompanhada pelo fundo de capital de risco norte-americano, líder em mobilidade, Autotech Ventures (investidor na Lyft e na Volta Charging) e o fundo Finaves V, da mesma linha de negócio do IESE Business School, entre outros.

A injeção de capital permitirá à BusUp potenciar a sua atividade em mercados recentemente abertos, como os Estados Unidos, e consolidar a sua liderança nos atuais mercados, especialmente em Portugal.

O sucesso do transporte de partilha de rotas da BusUp, testado pela primeira vez em Portugal, onde grandes empresas (como Cognizant, Roche, Accenture, entre outras) e PMEs partilharam percursos entre colaboradores, beneficiaram mais de 30% na redução de custos.

Segundo os responsáveis da empresa, este foi um ponto de inflexão para a empresa e o principal motivo da sua expansão para o mercado americano.

Soluções de deslocação flexíveis

“As tendências mostram que o cenário no regresso ao trabalho, pós-pandemia, estará dominado pelo trabalho híbrido (semi-presencial) ou flexível, que inevitavelmente requererá soluções de deslocação, também, flexíveis. Uma das previsões de Bill Gates para o mundo pós-pandémico é que ‘o escritório será partilhado’, e já confirmamos que essa tendência na UE se vai estendendo, de forma natural, para as deslocações partilhadas”, afirma Rui Stoffel, CEO e cofundador de BusUp.

Rui Stoffel, CEO e cofundador de BusUp

A BusUp oferece soluções no contexto atual aplicando medidas de segurança e desinfeção, apostando numa tecnologia de controlo de embarque por contactless, que garante o distanciamento social, e tendo um sistema único de rastreamento de contatos.

Para além disso, a BusUp consegue ajustar e planear as diferentes flutuações no número de colaboradores, para atender à tendência prevista de trabalho híbrido (semi-presencial) e flexível usando para isso a tecnologia “DRT – Demand Responsive Transport” (“Transporte à Medida”).

A plataforma permite uma gestão eficiente e adaptada às necessidades de cada empresa.

As empresas podem, caso entendam, efetuar partilha de rotas com empresas vizinhas, permitindo uma otimização de custos.

“A proposta de valor da BusUp combina tecnologia na gestão de serviços de transporte empresarial com um serviço de gestão especializado, permitindo às empresas passar em regime de outsourcing, parcial ou totalmente, a gestão desta operação”, indica a firma.

A solução da BusUp torna o transporte empresarial mais flexível, reduzindo custos para a empresa e diminuindo significativamente a pegada de carbono devido ao uso intensivo e eficiente dos recursos.

Redução de 72% nas emissões de CO2

Substituir o automóvel pela solução da BusUp pode representar uma redução de 72% nas emissões de CO2, segundo os responsáveis desta firma de base tecnológica.

“Um dos aspetos mais importantes que a pandemia nos ensinou foi o quanto contribuem, de forma negativa, as deslocações de automóvel para o meio ambiente das nossas cidades, em termos de poluição”, afirma Enrique Zambrano, Diretor de Proeza Ventures.

Portugal foi um dos primeiros mercados da empresa e o primeiro país do mundo a validar com sucesso o modelo de transporte partilhado entre empresas, que vai ser exportado para os EUA.

“Estamos convencidos de que a solução de transporte partilhado que a BusUp oferece é uma das soluções mais sustentáveis que ajudará a mudar o mundo tal como o conhecemos e beneficiará as gerações futuras”, conclui.

Benefícios do transporte partilhado

“Não ter que conduzir para o trabalho é uma proposta de valor muito atraente. O transporte partilhado traduz-se em benefícios claros e relevantes em termos de eficiência e flexibilidade para quem os utiliza, bem como para as empresas que viram que esta proposta aumenta a produtividade e a satisfação dos colaboradores e contribui para a retenção de talentos “, refere Dan Hoffer, CEO da Autotech Ventures.

“Neste sentido, pensamos que a solução partilhada da BusUp mudará as regras do jogo no que diz respeito ao transporte empresarial, pois ajusta-se na perfeição ao ‘novo normal’ de trabalho híbrido (semi-presencial) proporcionando uma solução segura e flexível às empresas, independentemente da sua dimensão”, acrescenta.

A BusUp não possui autocarros próprios, mas trabalha com mais de 150 operadores de autocarros em todo o mundo, com as quais estabelece relações duradouras, conseguindo fidelizar os clientes com a melhor tecnologia e atendimento, transformando digitalmente este setor.

Sobre a BusUP
A BusUp é um prestador de serviços na área da mobilidade, especializada na gestão eficiente e flexível do transporte empresarial. Oferece serviços de transporte partilhado entre empresas. Com mais de cinco anos no mercado, a BusUp é uma empresa global com presença nos Estados Unidos, Europa e América Latina com clientes como Accenture, Roche, Siemens, Cognizant, Nestlé, DXC Technologies, Louis Vuitton, etc.
Graças à sua tecnologia e ao seu modelo de negócio inovador, a BusUp tem possibilitado a transformação digital de um setor tradicional, pouco digitalizado, proporcionando eficiência e valor acrescentado a todos os seus stakeholders: passageiros, clientes, operadores e administração pública.

A BusUp Portugal
A BusUp marca presença no mercado nacional desde 2017, trazida pela mão do empresário português Rui Stoffel (CEO) que convida Vivian Toller a juntar-se à equipa assumindo a liderança do projeto em Portugal. A BusUp, em Portugal, foi pioneira na implementação do transporte partilhado entre empresas. Empresas como a Nestlé, a Siemens, a Auchan, a Cognizant, a Accenture, o Millenniumbcp, o Novo Banco, a Altice são alguns dos clientes em Portugal que recorrem à plataforma da BusUp para alcançar um transporte mais flexível, económico e sustentável, que garanta maior transparência trazendo segurança aos seus colaboradores. Os seus responsáveis destacam o facto de ter sido a primeira empresa a implementar com sucesso serviços de transporte partilhado e uma das primeiras a oferecer serviço de autocarro empresarial, integrado às plataformas de mobilidade empresarial como serviço (MaaS). Os serviços da BusUp podem ser adaptados para todos os tipos de empresas, fábricas, centros empresariais, parques industriais, universidades, escolas e eventos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of