A DS apresentou esta manhã, num evento online, aquele que vai ser o seu modelo porta-estandarte, o DS 9.

No mercado português, a berlina de segmento D Premium sobressai por ser comercializada exclusivamente com uma variante “Plug-in”, sendo, de resto, o primeiro modelo DS a não ser vendido com motores térmicos por cá, algo que não sucede noutros países, desde logo em França, onde o DS 9 está, por exemplo, disponível também com uma variante exclusivamente térmica (com o bloco a gasolina 1.6 com 165 kW/225 cv).

David Correia, Brand Manager da marca DS em Portugal, explicou ao Watts On, já depois de terminada a apresentação do DS 9, que a decisão de colocar em Portugal apenas a opção eletrificada se deve às características do mercado nacional (com uma forte componente empresarial) e dos benefícios fiscais existentes para os PHEV, especialmente para empresas (caso das taxas mais reduzidas de Tributação Autónoma).

Motorização híbrida Plug-in com 225 cv

Assim, a motorização híbrida Plug-in do novo DS 9 E-Tense alia um motor de quatro cilindros a gasolina PureTech 1.6 sobrealimentado com 180 cv a um motor elétrico com 80 kW (110 cv) e binário máximo de 320 Nm.

A potência combinada é de 225 cv e o binário máximo é de 360 Nm.

Distância entre eixos maior

A berlina (topo de gama da DS até à data) mede 4,93 metros de comprimento e 1,85 metros de largura. O modelo assenta numa nova versão da arquitetura EMP2 (Efficient Modular Platform 2), com uma distância entre eixos alargada de 2,90 metros, sendo o modelo PSA com a maior distância entre eixos com esta base modular, o que beneficia os passageiros atrás, em matéria de espaço.

Alinhado com benefícios fiscais

Dotado de uma bateria de 11,9 kWh de capacidade, a autonomia do DS 9 E-Tense em modo puramente elétrico, de acordo com a norma WLTP, é de 56 km.

Este alcance permite que a berlina usufrua de todos os benefícios fiscais previstos no Orçamento de Estado de 2021 para os PHEV, dado que dispõe de uma autonomia em modo elétrico superior a 50 km.

A berlina pode, a partir de agora, ser encomendada, ainda que as primeiras unidades só cheguem no início do 2º semestre de 2021.

Terceiro modelo da marca a chegar ao mercado, depois do DS 3 Crossback e do DS 7 Crossback, este DS 9 é uma berlina com um formato de carroçaria de três volumes e um óculo traseiro inclinado, ao estilo “fastback”.

Modo elétrico até 135 km/h

Com uma caixa automática de oito velocidades, o DS 9 é capaz de circular em modo zero emissões até 135 km/h.

Para maximizar a eficiência, o modo Electric é sempre selecionado automaticamente no arranque. Este modo é complementado por um modo Hybrid, concebido para gerir automaticamente os diferentes tipos de energia: condução 100% elétrica, 100% a gasolina ou a combinação de ambos, se a situação o exigir.

Como é normal em todos os PHEV, também o DS 9 E-Tense utiliza um sistema de regeneração de energia que recupera energia cinética para a bateria nas fases de desaceleração e travagem. O sistema possui uma função “B” que aumenta o poder de desaceleração – e recuperação – do motor elétrico, a qual se ativa puxando-se para trás o seletor da caixa de velocidades.

O carregador de bordo de 7,4 kW permite que a bateria seja carregada em 1h 30m, em pontos de carregamento domésticos ou públicos. O cabo fornecido de série é do tipo Modo 2 8A.

Dois níveis de equipamento
Com um equipamento de série bastante completo, a oferta do híbrido plug-in DS 9 E-Tense no mercado português divide-se em dois níveis de equipamento: Performance Line + e Rivoli +.
A marca apresenta o novo DS 9 E-Tense como “um convite à redescoberta da excelência do automóvel francês”, com um enfoque no luxo, conforto e requinte de materiais e acabamentos.
O construtor dá o exemplo do Pack Lounge com os bancos traseiros a apresentarem aquecimento, refrigeração e massagem, uma estreia no segmento.

O DS 9 E-Tense vai ser comercializado em Portugal com preços a partir de 59.100 euros.

Tipo de motorização Potência Emissões CO2 P.R.V.P.
DS 9 E-Tense Performance Line + Híbrido plug-in 225 cv 33 g/km 59.100€
DS 9 E-Tense Rivoli + Híbrido plug-in 225 cv 34 g/km 61.000€

Mais informações sobre todos os automóveis elétricos e híbridos plug in na nossa secção de mercado.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of