As baixas temperaturas do inverno são um desafio para todos os veículos. Contudo, quando nos referimos a viaturas com uma forte componente elétrica, caso dos híbridos plug-in e elétricos, o frio pode representar um obstáculo maior. A pensar nos condutores dos PHEV (Plug-in Electric Vehicles), a Seat concebeu um vídeo onde sintetiza quatro dicas que ajudam a tirar o máximo partido do veículo neste inverno.

1 – Carregamento com o veículo quente. A autonomia em modo elétrico de um automóvel híbrido plug-in pode ser afetada com as baixas temperaturas, mas existem diferentes funções e métodos de gestão de energia no sistema de baterias que ajudam a aliviar este efeito.

“O frio afeta o desempenho da bateria devido aos efeitos eletroquímicos que ocorrem dentro das células de iões de lítio”, explica Francesc Sabaté, Responsável de Desenvolvimento de Sistemas de Energia da Seat.

“É aconselhável carregar a bateria em zonas interiores com temperaturas menos frias e colocar o veículo a carregar logo após a condução, que permite manter a temperatura da bateria e, assim, melhorar o desempenho do processo de carregamento”, indica Francesc Sabaté.

2 – Ar condicionado pré-condicionado. Não há uma temperatura perfeita para viajar de carro, uma vez que as circunstâncias meteorológicas externas influenciam os interiores.

No entanto, refere a Seat, os componentes elétricos funcionam da forma mais eficiente a 21,5º – 22ºC, pelo que esta faixa é considerada a temperatura desejável. Para o conseguir sem afetar a vida útil da bateria “com o veículo ainda ligado ao ponto de carregamento, e alguns minutos antes da utilização, é aconselhável pré-condicioná-lo, utilizando as funções de aquecimento remoto fornecidas pela aplicação Seat Connect ou ativando o aquecimento dos bancos e do volante”, recomenda Francesc Sabaté.

Desta forma, o interior do veículo estará aclimatizado quando entrar no mesmo, sem necessidade de utilizar a bateria para realizar esta ação, uma vez que se vai iniciar a viagem”, acrescenta.

3 – Arrancar em modo de combustão. No caso dos PHEV, em tempos de frio extremo, recomenda-se deixar o carro ligado ao ponto de carregamento, o que permitirá a utilização da função de pré-acondicionamento, aquecendo a bateria antes de iniciar a viagem.

Só neste caso, “o veículo irá ligar o motor de combustão, desta forma a temperatura correta será alcançada para o uso da bateria”, aconselha o engenheiro da marca espanhola.

Os ensaios em condições extremas a que estes veículos elétricos são submetidos, asseguram um bom funcionamento nestas condições, garantem os especialistas.

4 – Conduzir suavemente. Uma condução suave é sempre fundamental para reduzir o consumo. Num veículo híbrido plug-in, além disso, é realmente necessário um arranque suave em pleno inverno, uma vez que o motor elétrico fornece toda a sua força desde o início.

Conduzir com calma ajuda-nos igualmente a aumentar a energia obtida pelo travão regenerativo. Dando o exemplo do Leon e-Hybrid, “ao levantar o pé do travão, sem que os travões mecânicos venham a funcionar, a energia cinética da travagem torna-se elétrica e é armazenada para utilização”, conclui Francesc Sabaté. Assim, pode aumentar-se a vida útil da bateria no mesmo trajeto.

3 dicas gerais de cuidados a ter no automóvel durante o inverno

► Verificar os pneus antes de arrancar e transportar correntes em caso de neve.

► Levar um raspador no carro para remover o gelo – nunca utilizar água quente pois o para-brisas pode rachar.

► Verificar o nível do líquido refrigerante (ou  anticongelante) para garantir uma boa refrigeração.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of