A ANP (Associação Natureza Portugal), organização de conservação da natureza que trabalha em associação com a rede global WWF (World Wide Fund for Nature), apresentou a Mudança Verde, uma plataforma que incentiva os portugueses a mudarem para hábitos sustentáveis, assumindo um compromisso com um futuro mais justo, sustentável e verde.

Esta plataforma foi lançada ontem, 25 de janeiro, no dia em que a ANP|WWF comemora o seu terceiro aniversário e incentiva os portugueses a apoiarem a lista de desejos da ANP|WWF para a Presidência do Conselho da União Europeia. A plataforma é uma ideia criativa da agência Havas, que em regime pro-bono idealizou e desenhou o site, seguindo a sua própria política de sustentabilidade.

Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP|WWF, afirma que “num mundo com excesso de informação é difícil saber por onde começar, mas a plataforma que lançamos ajuda as pessoas a perceberem o impacto que têm no planeta, e a adotarem hábitos mais verdes e mais justos para todos. É a forma que temos de contribuir para travar a perda dramática de natureza”.

É também esta a opinião das 16 figuras públicas que deram a cara pela Mudança Verde. Ana Varela, Catarina Barreiros, Diogo Branco, Diogo Faro, Fábio Bernardino, Francisco Lufinha, Leonor Poeiras, Luís Represas, Miguel Blanco, Miguel Martins (EdisOne), Margarida Pinto Correia, Manuel Moreira, Sandra Coias, Quimbé, Mónica e Rubim, juntaram-se à ANP|WWF para pedir a todos que apoiem a transição verde em Portugal.

Oportunidade única para a natureza

“Acreditamos que, com a Presidência Portuguesa ao Conselho da União Europeia, o nosso governo tem uma oportunidade única para liderar e guiar as negociações que farão da Europa um exemplo: onde a natureza esteja no centro das decisões, em que a agricultura seja mais amiga do ambiente, os oceanos mais saudáveis, exista mais água e um futuro mais verde. Só assim teremos um futuro mais justo para os europeus, que respeita o direito a uma vida ambientalmente saudável, mais equilibrada, mais justa e mais segura”, diz Ângela Morgado.

Petição a decorrer

Por esta razão, a plataforma integra ainda uma petição que pede aos portugueses que apoiem a lista de 6 desejos da ANP|WWF para Portugal e para a Europa: “queremos uma agricultura mais amiga do ambiente, a nossa natureza de volta, oceanos mais saudáveis, mais água e um futuro mais verde e justo para todos”, destaca esta organização ambietalista.

A plataforma pretende esclarecer os consumidores sobre como podem contribuir para serem obreiros desta “mudança verde”, fornecendo, para tal, informações sobre o impacto no ambiente de cada gesto ou ação que fazemos e, em complemento, indicações sobre como agir nas compras, em casa no dia a dia, em viagens ou no trabalho.

Na galeria de imagens, fazemos um “print screen” das ideias-chave que podem ser encontradas nesta nova plataforma.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of