Gotemburgo, na Suécia, pretende ser uma cidade neutra em termos climáticos até 2030 e uma das iniciativas a concretizar nesse âmbito consiste na criação de novas zonas urbanas que serão usadas como teste para futuras tecnologias sustentáveis.

Para implementar essa iniciativa, a Volvo Cars uniu-se à cidade de Gotemburgo.

O projeto, chamado “Gothenburg Green City Zone”, visa estabelecer uma área dentro da maior cidade portuária da Escandinávia que seja completamente livre de emissões, com uma grande variedade de meios de transporte neutros para o clima e uma infraestrutura conectada.

Usar uma cidade real como campo de testes permitirá que a Volvo acelere o desenvolvimento de tecnologias e serviços nas áreas de eletrificação, mobilidade compartilhada, condução autónoma, conectividade e segurança.

Como parte do teste e dentro da zona do ensaio, a Volvo planeia operar robot-táxis através do seu fornecedor de serviços de mobilidade, M.

“Essencialmente, iniciamos um projeto que pretende limitar o número de carros na cidade – o que está perfeitamente alinhado com o propósito da nossa empresa”, disse Hakan Samuelsson.

Para o CEO da Volvo Cars, “isso comprova-se já pelo nosso investimento no serviço de mobilidade compartilhada M, que desenvolveu tecnologia de I.A. patenteada para melhorar a eficiência e utilização. Queremos estar envolvidos na criação das cidades do futuro e mantê-las habitáveis. Esta iniciativa dá-nos a oportunidade de fazer isso e, ao mesmo tempo, assumir responsabilidades na nossa própria cidade”.

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Vista aérea de Gotemburgo (foto de Edvin Johansson/Unsplash)

Exemplos de tecnologias a serem testadas incluem soluções e serviços baseados na geolocalização que, com um automatismo, garantam que os veículos na zona delimitada operem apenas em modo EV e permaneçam dentro dos limites de velocidade, bem como infraestrutura de tráfego capaz de se conectar a recursos de segurança ativa em automóveis e compartilhar informações entre estradas.

“Queremos usar o nosso conhecimento e tecnologia para ajudar a criar uma cidade do futuro que seja eletrificada, conectada, compartilhada e neutra para o clima”, afirma Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo.

Liderar pelo exemplo

“Esta é uma oportunidade de liderar pelo exemplo, testando novas tecnologias e serviços num ambiente vivo de grande escala. Podemos mostrar que se é possível aqui, é possível em qualquer lugar”, sublinha Henrik Green.

O principal obstáculo à transição climática não é a falta de tecnologias compatíveis com o clima e inteligentes, mas a capacidade de implementá-las.

Outros exemplos de potenciais tecnologias a serem ensaiados incluem hubs de mobilidade totalmente elétricos; uma rede de carregamento completa e fácil de usar para carros elétricos; e táxis autónomos.

“O principal obstáculo à transição climática não é a falta de tecnologias compatíveis com o clima e inteligentes, mas a capacidade de implementá-las. A transformação requer uma abordagem holística para promover a inovação e uma colaboração profunda e contínua entre todas as partes interessadas”, considera a Volvo.

A Volvo Cars ao integrar a iniciativa desde o início poderá garantir que os seus serviços de mobilidade eletrificada estejam presentes, os quais serão desenvolvidos em ambiente real, aumentando o impacto nos objetivos de sustentabilidade.

Em 2020, a M foi capaz de comprovar, por meio da sua tecnologia de Inteligência Artificial, que era possível reduzir o congestionamento, diminuindo as emissões em Gotemburgo.

A Volvo Cars tem objetivos semelhantes aos da cidade sueca de Gotemburgo, pois pretende ter um impacto climático neutro até 2040. Para realizar essa meta, a empresa definiu uma série de objetivos a serem cumpridos até 2025, onde se inclui uma redução de 40% da pegada de emissões de CO2 por veículo. Por volta dessa data, a marca espera que 50% das suas vendas mundiais sejam de automóveis elétricos, com a restante quota a ser preenchida por modelos híbridos.

A iniciativa Gothenburg Green City Zone arranca na primavera de 2021, numa extensão de área que aumentará gradualmente no futuro.

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