Durante a apresentação do plano estratégico “Renaulution” do Grupo Renault, a marca desvendou o véu sobre a sua estratégia para os próximos cinco anos. E que, incontornavelmente, passa pelos EV, como seria de esperar de um emblema com um forte compromisso com a eletrificação.

Para comunicar a sua estratégia para o futuro, o construtor gaulês agarrou num ícone do passado, o Renault 5 (lendário utilitário feito entre 1972 e 1985 e antecessor do Clio), para se inspirar e lançar o Renault 5 Prototype, um modelo 100% elétrico.

Renault 5 Prototype: o renascimento de um automóvel de culto, mais moderno do que nunca. E, claro, elétrico!

“A alma de uma marca está nas suas raízes. Sem cair no passado, a marca deve aí buscar a inspiração para reencontrar o espírito dos tempos gloriosos. Este será o papel do Renault 5 Prototype: mostrar que a Renault vai democratizar o automóvel elétrico na Europa, com uma abordagem moderna de um automóvel popular”, afirma a marca.

O Renault 5 Prototype é, assim, um automóvel citadino e compacto, que catapulta, para o futuro, um dos ícones intemporais da Renault, com um toque moderno e 100% elétrico.

Uma hipótese, ainda que não assumida oficialmente pela marca, é que, quando for lançado como modelo final, este Renault 5 EV possa ser o herdeiro do Zoe.

“Sei por experiência própria que reinventar produtos de culto reacende a chama em toda a empresa e na marca. Este é um veículo de culto a um preço que muitos podem pagar. E este é apenas o começo para toda a marca Renault”, promete Luca De Meo, atual CEO da Renault e que enquanto liderou a Fiat foi um impulsionador do projeto de reaviver outro mito, o 500.

O Renault 5 Prototype inspira-se, claramente, no design original do R5, com uma abordagem moderna que, indica o construtor, “é também evidente nos acabamentos e nos materiais escolhidos, inspirados nos universos da eletrónica, do mobiliário e do desporto”.

Aliás, os pormenores de design deste concept tocam igualmente nas variantes clássicas dos “Supercinco” e R5 Turbo originais – caso dos arcos mais proeminentes das rodas traseiras e a lista vermelha atrás (deixando até antever a possibilidade deste modelo poder vir a ter uma unidade mais “performante”).

Terminal de carga

Os elementos estilísticos retirados do design original do R5 escondem algumas funções modernas: a entrada de ar no capot esconde o terminal de carga, as luzes traseiras incluem defletores aerodinâmicos e os faróis de nevoeiro no para-choques são agora luzes de condução diurna.

Na grelha lateral, jantes e logo traseiro, há ainda um aceno ao “5” original. Os logótipos frontal e traseiro acendem-se, trazendo o R5 “à vida”. A bandeira francesa nos retrovisores sublinha todo o “French touch”.

A marca ainda não confirmou quando é que a versão de produção deste concept será posta à venda, nem forneceu ainda detalhes sobre as especificações técnicas.

A versão de série do Renault 5 Prototype será, todavia, um dos 7 veículos novos BEV da Renault a chegar aos concessionários até 2025, entre os quais se prevê que venha a haver uma versão moderna, também elétrica, do igualmente mítico Renault 4.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of