A Decathlon lançou um projeto de economia circular que visa reduzir o impacto ambiental dos seus produtos.
O projeto assenta em quatro abordagens: produtos ecodesenhados; venda de artigos desportivos usados; recuperação de produtos usados recuperados; e aluguer de material como alternativa à compra.
Ecodesign
“A nossa missão é tornar o prazer e os benefícios do desporto acessíveis ao maior número possível de pessoas, de forma sustentável. É por isso que a Decathlon se comprometeu a criar produtos usando uma abordagem de ecodesign”, explica a empresa que refere ter, atualmente, mais de 400 produtos ecodesenhados, que utilizam soluções como o algodão orgânico, cultivado sem produtos químicos, tingimento por solução, poliéster reciclado.
Entre esses produtos contam-se t-shirts de corrida e camisolas de caminhada com material 100% poliéster reciclado, produzido a partir de garrafas de plástico; calças de yoga com tecido 100% algodão proveniente de agricultura biológica e sem organismos geneticamente modificados. Estes produtos estão disponíveis em loja e no site da Decathlon.pt.
Venda de artigos usados
A Decathlon também dispõe do serviço Trocathlon, que dá uma segunda vida aos artigos desportivos usados dos seus clientes.
Segundo a empresa, em 2020, o Trocathlon permitiu a cerca de 1000 clientes poderem vender os seus produtos desportivos usados e, com a sua venda, o cliente tem a possibilidade de comprar material desportivo novo para a sua prática desportiva ou iniciar um novo desporto.
Reparação de produtos danificados
Em setembro, a Decathlon lançou a Segunda Vida para os seus artigos devolvidos, danificados ou de exposição, reparando-os e colocando à venda com preço de oportunidade e de forma permanente. Estes artigos podem ser encontrados nas zonas de Segunda Vida em qualquer loja.
Refere a empresa que desde setembro foram recuperados mais de 1500 artigos. Com este projeto a Decathlon pretende recuperar, recondicionar e encontrar um novo utilizador para produtos que, apesar de não estarem novos, continuam com toda a sua utilidade.
“Desta forma evitamos o desperdício, reduzimos o nosso impacto ambiental e tornamos o prazer e os benefícios da prática desportiva ainda mais acessíveis”, acrescenta a Decathlon.
Aluguer de artigos desportivos
Simultaneamente, através do serviço de aluguer o cliente pode experimentar, para já, 10 desportos sem que tenha de comprar o material no fim da sua utilização, permitindo descobrir novas práticas desportivas. Nos últimos meses mais de 1300 clientes já usufruíram deste serviço.
“Mais do que dar várias vidas a um produto é garantir a sua longa vida”, indica a empresa.
Segundo a Decathlon, o serviço pós-venda da Decathlon, para além de aconselhar e acompanhar, repara artigos adquiridos pelos clientes. Este ano já foram reparados mais de 9000 produtos.
Deixe um comentário