A Toyota Caetano Portugal (TCAP) tornou-se a 17 de dezembro, acionista direta de duas empresas portuguesas. O reforço da aliança estratégica com a fabricante e comercializadora de autocarros CaetanoBus e a Finlog, empresa de serviços financeiros para automóveis de passageiros, visa acelerar a difusão da mobilidade a hidrogénio.

“À medida que mais países e cidades europeias anunciam políticas estratégicas para promover a descarbonização da mobilidade, espera-se que os veículos comerciais, especialmente os autocarros urbanos, sejam eletrificados rapidamente. Assim, a Toyota Motor Europe (TME) irá expandir ainda mais a sua mobilidade comercial com zero emissões, alavancando o negócio de autocarros de longa data da CaetanoBus e os esforços recentes no desenvolvimento e venda de autocarros com zero emissões”, afirma a empresa portuguesa.

Autocarro Caetano com Pilha de combustivel -Hidrogénio

Atualmente, a TME fornece já à CaetanoBus a tecnologia de pilha de combustível da Toyota, integrando-a no seu primeiro autocarro movido a hidrogénio com uma autonomia de 400 km, o H2.City Gold.

Impulsionada por esta aliança reforçada, o fabricante iniciará o desenvolvimento, produção e distribuição de autocarros movidos a pilha de combustível Toyota para expandir as suas soluções de mobilidade com zero emissões para promover o crescimento da sociedade do hidrogénio.

Leasing focado em bus a hidrogénio

Já a Finlog desenvolverá um programa operacional completo de leasing focado no negócio de autocarros. Aproveitando o seu know-how relativamente ao leasing de serviço completo de automóveis de passageiros, esta locadora está a aumentar o seu portfólio de soluções de mobilidade com zero emissões em todas as cidades europeias.

“Estamos felizes com a oportunidade de expandir a parceria histórica que temos com a Toyota de forma a englobar o negócio de autocarros. Em conjunto com a CaetanoBus, acreditamos que podemos contribuir de forma expressiva para o desenvolvimento da sociedade do hidrogénio, partilhando o nosso know-how e recursos humanos, bem como dando-lhes a conhecer o nosso conceituado Sistema de Produção Toyota (TPS, Toyota Production System)”, referiu José Ramos, CEO da TCAP.

Johan van Zyl, Presidente da TME sublinha que “estas novas alianças reforçam a nossa relação com o Grupo Caetano e permitem-nos a oportunidade de aprender ainda mais com o empreendedorismo e agilidade da Caetano. A Toyota está empenhada em fornecer mobilidade sustentável e a introdução dos autocarros com pilha de combustível da Toyota irá expandir ainda mais a nossa linha de zero emissões na Europa”.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of