O Grupo Hyundai Motor anunciou uma nova marca para representar o sistema Fuel Cell (a hidrogénio) do grupo, a “HTWO”.

Explica o fabricante syl-coreano que “HTWO” representa “H2”, a molécula de hidrogénio, assim como “Hidrogénio” e “Humanidade”.

O lançamento desta nova marca dedicada ao sistema Fuel Cell facilitará o negócio global de fuel cell da Hyundai e permitirá o crescimento do ecossistema de hidrogénio.

O grupo sul-coreano pretende oferecer uma gama de veículos movidos a hidrogénio diversificada.

Com a HTWO, o Hyundai Motor Group, está a aumentar os esforços para o desenvolvimento da próxima geração do sistema fuel cell que pode ser aplicado a várias formas de mobilidade, tais como a mobilidade aérea urbana (UAM), automóveis, navios e comboios.

“A próxima geração de sistemas fuel cell não vai apenas estar disponível para diferentes produtos e serviços de mobilidade, como também irá proporcionar uma melhor performance e longevidade a um preço acessível, com uma arquitetura mais leve e com uma densidade energética reforçada”, antevê a Hyundai.

Através de parcerias estratégicas com empresas de hidrogénio, energia e de logística de todo o mundo, o Hyundai Motor Group, está a expandir o seu negócio de sistemas fuel cell, acelerando assim o desenvolvimento de uma sociedade de hidrogénio e o estabelecimento da marca HTWO”, com foco inicial nas principais regiões – Coreia, Estados Unidos, Europa e China.

Desde a comercialização do seu primeiro veículo a Fuel Cell, o Hyundai ix35 em 2013, o grupo tem vindo a expandir a oferta de veículos movidos a hidrogénio, tais como o SUV Hyundai NEXO, o camião para serviços pesados XCIENT (apresentado na Exposição Internacional de Importação da China – CIIE – 2020), um autocarro fuel cell, além de soluções de mobilidade com zero emissões.

Ecossistema de mobilidade a hidrogénio

A Hyundai está a colaborar de perto com os seus parceiros chineses, que estão alinhados com o fuel cell roadmap do governo chinês, que tem como objetivo ter 1 milhão de veículos fuel cell até 2030.

O objetivo da Hyundai é fornecer mais de 27.000 unidades de FCEV na China até 2030, com o intuito de se posicionar enquanto líder global na tecnologia fuel cell, através desta colaboração multilateral com a China.

Nesse contexto, salientam-se dois projetos, um em Xangai e outro Jing-Jin-Ji.

Hyundai Xcient, um pesado fuel cell

Projeto em Xangai

Recentemente, o Hyundai Motor assinou um memorando de entendimento com a Shanghai Electric Power Co., Ltd., Shanghai Sunwise New Energy System Co., Ltd. e Shanghai Ronghe Electric Technology Financial Leasing Co., Ltd., com o objetivo de estabelecer um ecossistema de mobilidade a hidrogénio.

Esse ecossistema abrangerá a produção de hidrogénio (hidrogénio eletrolítico a partir de energia renovável e produção de hidrogénio através do Ciclo Combinado de Gasificação Integrada (CCGI), a construção de pontos de reabastecimento e o fornecimento de veículos comerciais Fuel Cell da Hyundai na zona de Yangtze River Delta, na zona de Xangai e Yangtze River Delta.

Além disso, o memorando prevê a promoção de um negócio piloto de veículos fuel cell, prevendo-se a introdução de mais de 3.000 camiões movidos a hidrogénio, na área de Yangtze River Delta, até 2025.

Projeto na região de Jing-Jin-Ji

Com o mesmo objetivo, mas para a região de Jing-Jin-Ji, a Hyundai Motor assinou um segundo memorando de entendimento com o Iron and Steel Research Institute Group da China (CISRI) e com o Hebei Iron and Steel Group (Grupo HBIS).

O acordo com o Iron and Steel Research Institute Group e com o Hebei Iron and Steel Group, visa a construção de um sistema cooperativo com o cluster de mobilidade a hidrogénio de Jing-Jin-Ji.

Na área de Jing-Jin-Ji, o governo de Tangshan está a inovar com um plano para construir um cluster de indústrias de hidrogénio, de modo a facilitar o desenvolvimento de veículos elétricos, especialmente camiões para serviços pesados, veículos de logística e de manutenção urbana. O governo local está ainda a construir uma infraestrutura que possa fornecer hidrogénio de alta-eficiência e a baixo custo.

Neste ecossistema, a Hyundai Motor irá desenvolver e distribuir camiões a hidrogénio adequados às necessidades do mercado local, em colaboração com a subsidiária local de veículos comerciais.

Está previata a concretização de um período experimental de camiões de hidrogénio na área de JingJin-Ji, com o objetivo de fornecer 1.000 unidades até 2025.

 

Artigo anteriorRedução do tempo de entrega torna produção mais eficiente e sustentável
Próximo artigoCosméticos com presença de 65 substâncias preocupantes em 39 produtos analisados