A Câmara Municipal de Oeiras inaugurou esta sexta-feira três novos postos de carregamento de veículos elétricos que serão os primeiros de um total de 59 novos pontos de carregamento que estão a ser instalados por todo o concelho.

Desses 59 novos pontos, 23 são de carregamento rápido, 19 são ultrarrápidos, 16 são colunas shuffle e um pertence à rede piloto da Mobi.e.

Um dos três postos inaugurado é ultrarrápido, localizando-se em Algés (mais
especificamente na Av. dos Combatentes da Grande Guerra), e pertence à Galp.

A empresa refere mesmo que é o primeiro ponto de carregamento ultrarrápido para veículos elétricos na rede pública.

Potência de 160 kW

Com uma potência de 160 kW, este posto ultrarrápido mais do que triplica a potência de carregamento máxima disponível até agora na rede pública (na ordem dos 50 kW). Assim, passa agora a ser possível carregar 200 km de autonomia em apenas 14 minutos nos veículos com capacidade de potência mais elevada.

Dependendo da capacidade das baterias dos veículos, os pontos de carregamento rápidos que estão a ser montados podem permitir o carregamento  de veículos elétricos em até 45 minutos.

Os pontos de carregamento normais irão permitir o carregamento de veículos elétricos em até 60 minutos.

Galp e Mobilectric garantem investimento

A instalação desta rede de carga para EV em Oeiras compete à Galp e Mobilectric, os dois concessionários vencedores do concurso público lançado pela autarquia e que irão assegurar na totalidade o investimento feito.

Em termos de Galp, a inauguração do primeiro ponto ultrarrápido assinala o início de um projeto que levará a Galp a instalar, nos próximos meses, mais de 20 pontos de carregamento, entre rápidos e ultrarrápidos, no município de Oeiras.

Os comentários de autarquia de Oeiras, Galp e Mobieletric

►  Para o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, esta iniciativa “cumpre uma promessa eleitoral”. Isaltino Morais considera que se trata “da mais potente e moderna rede de carregamentos sustentáveis que coloca o município na vanguarda da tecnologia ambientalmente sustentável”.

►  Para a administradora da Galp, Sofia Tenreiro, “a mobilidade elétrica é já uma realidade pelo que estamos focados em assegurar que os condutores têm as infraestruturas de que precisam para que esta opção se torne ainda mais viável, segura e confortável. Para além do aumento do número de pontos de carregamento nos nossos postos, temos vindo a expandir para outros espaços que permitam uma maior proximidade e facilidade de acesso ao carregamento elétrico pelos nossos clientes”, contextualiza. O diretor da Área Comercial B2C da Galp, André Cardoso, acrescenta, lembrando que há 10 anos a Galp e o Município de Oeiras assinalaram o primeiro carregamento rápido. “Hoje é o ultrarrápido. Mostra o pioneirismo da Galp e de Oeiras”, frisou.

 ►  Para o diretor-geral da Mobiletric, João Matos Gomes, a rede de carregamentos de veículos elétricos em Oeiras é agora “uma das maiores redes urbanas na Europa” e destacou já o interesse de “outros municípios a quererem copiar a que está a ser feito em Oeiras”.

Isaltino Morais, presidente do município de Oeiras, junto do posto ultrarrápido em Algés.

Segundo a autarquia, esta rede de carregamentos terá a possibilidade de carregar até 80.000 km/dia, permitindo a substituição de combustíveis fósseis equivalente a 5.662 litros de gasóleo e 6.471 litros de gasolina.

Pontos de carga shuffle

Uma das inovações desta rede de carregamento em Oeiras é a disponibilização de pontos de carga shuffle – consiste em colunas multifunções (que podem ser candeeiros também), num total de 16, que permitirão também o carregamento elétrico normal de veículos automóveis.

O carregador que se encontra instalado nestas colunas shuffle é o “pole-mounts” da Efacec de 22 kW, que possibilita o carregamento de apenas uma viatura.

Para estas colunas, que se enquadra no espírito das smart cities, foi feito um investimento aproximado de 170 mil euros.

Confira a lista das localizações diferentes postos de carregamento que irão compor a rede em Oeiras, numa informação avançada pelo município:

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