Numa altura em que está no mercado o elétrico UX300e, a Lexus revelou uma das tecnologias centrais da sua estratégia “Lexus Electrified”, a Direct4. Consiste num novo sistema de controlo de condução elétrico projetado para a sua próxima geração de veículos eletrificados, tanto híbridos, como 100% elétricos.

Explica a divisão de luxo do Grupo Toyota que o Direct4 “controla com precisão o binário dos motores elétricos dianteiros e traseiros, e a força de travagem nas quatro rodas. Ao ajustar automaticamente o equilíbrio das trações dianteira e traseira, o sistema adapta as condições de condução às intenções do condutor, alterando a sensação de condução e conferindo ao automóvel a melhor postura”.

O sistema recorre a um e-eixo (e-axle) dianteiro e a outro traseiro, cada um com um motor elétrico de alto binário, com foco na distribuição ideal da força motriz. Como o motor está diretamente ligado às rodas por um único eixo de transmissão, a operação é rápida.

O Direct4 funcionará como um sistema de tração integral para híbridos e para EV da Lexus.

“O seu modo de operar é intuitivo e muito responsivo, conferindo ao condutor a genuína sensação de estar totalmente ligado ao veículo”, salienta a marca japonesa.

Na apresentação desta tecnologia foi exibido um teaser que espelha, segundo o construtor, a futura linguagem de design dos seus elétricos.

O teaser da grelha, que deixa ver pouco, é este:

Lexus Direct4 teaser

Esse novo concept, que assenta na plataforma e-TNGA, será revelado durante o primeiro trimestre de 2021, informa a Lexus.

Nesta apresentação, o fabricante fez também uso de um dos protótipos EV que tem estado em testes, um SUV, cujas imagens partilhamos aqui em baixo.

Artigo anteriorToyota anuncia um novo SUV de tamanho médio 100% elétrico
Próximo artigoAçores acolhe Programa de Ideação Blue Bio Value