Pela sua dimensão e pelo ambiente mais controlado que proporcionam, as ilhas estão a tornar-se num laboratório apetecível para a recriação de ambientes inteligentes e sustentáveis.

A Renault está a trabalhar no projeto de tornar a portuguesa ilha de Porto Santo sustentável e a Grécia avança também com projetos semelhantes.

Telos persegue o objetivo de ser auto suficiente em termos de produção de eletricidade proveniente do sol e do vento e sabe-se agora que o Grupo Volkswagen irá participar num projeto liderado pelo governo grego com vista a transformar a ilha grega de Astipalea (ou Astypalea), no Mar Egeu, numa zona virada para a sustentabilidade e mobilidade elétrica.

O projeto terá início em 2021

Astipalea (ou Astipaleia ou ainda Astypalea) é uma das doze ilhas gregas do arquipélago do Dodecaneso, no mar Egeu. Tem cerca de 1300 habitantes, 18 km de comprimento e 13 km de largura, com área de 96 km². A ilha é visitada por ano por 73 mil turistas.

Este projeto, que arranca no início de 2021, passa pela conversão do tráfego em Astipalea para mobilidade elétrica, tanto quanto possível.

Isso inclui o sistema de transportes públicos, veículos das autoridades locais (como polícia e paramédicos) e empresas, bem como as viatutas particulares dos habitantes.

Ao mesmo tempo, será criada uma rede nacional de estações de carregamento para automóveis elétricos, tanto privadas como públicas.

Serviços de car sharing e boleia

Um dos destaques passa pela adoção de serviços de car sharing e boleia (“ride sharing”) que irão modernizar radicalmente o transporte público na ilha, já que irão substituir a antiga rede de autocarros e – ao contrário do sistema de “bus” anterior – irão atender todos os cantos da ilha, além de que estarão operacionais o ano inteiro.

Outra inovação a introduzir na ilha passa pela partilha de veículos elétricos, e-scooters e e-bikes. Tudo isto fará com que, no total, o número de veículos em Astipalea deva diminuir em um terço, para 1.000 (atualmente são cerca de 1500), enquanto a mobilidade será melhorada.

A participação do Grupo Volkswagen traduzir-se-á no fornecimento de diferentes tipos de veículos. A marca Volkswagen cederá o e-up, o ID.3 e o ID.4. Também está previsto a contribuição da Volkswagen Veículos Comerciais com veículos para as autoridades públicas, com a versão de produção do ID.Buzz – prevista para 2022 – a vir a ser integrada.

eScooters Seat

Ainda em termos de marcas do Grupo Volkswagen, a Seat também fará parte deste projeto, disponibilizando as suas eScooters 100% elétricas (da marca Seat MÓ) de forma a promover a micromobilidade totalmente elétrica na ilha.

A Seat MÓ conta já com duas scooters elétricas, o eKickscooter 25 e 65, bem como o Seat MÓ eScooter 125 e o serviço de motosharing em Barcelona.

Lucas Casasnovas, diretor da Seat MÓ, afirma que, no futuro, as cidades serão “mais sustentáveis, mais eficientes, mais silenciosas e com mobilidade multimodal em que coexistem diferentes soluções e produtos, tanto privados como públicos. Esperamos que este projeto na Grécia sirva para lançar outros semelhantes em mais cidades. Esse é o nosso sonho: contribuir ativamente para a conceção de cidades e até ilhas descarbonizadas e zero emissões”.

Nesse contexto e no quadto deste projeto, o Governo grego assumirá a tarefa de substituir os geradores a gasóleo da ilha por aparelhos mais recentes, alimentados com energias renováveis.

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