“Are we enough?” é o primeiro podcast a dar voz a ativistas pelo clima oriundos de vários países que discutem o papel da Europa na crise climática. A iniciativa é liderada a partir de Portugal.

A Fundação Friedrich Ebert Portugal acaba de lançar uma série-piloto de um podcast para debater o futuro da luta contra a crise climática na Europa, envolvendo as pessoas que estão na linha da frente do movimento global de jovens pelo clima.

“Num momento em que a humanidade tem menos de dez anos para reduzir as emissões globais de gases com efeito de estufa a metade, e com o crescimento de forças anti-europeias até dentro do Parlamento Europeu, este projeto quer debater a responsabilidade histórica da Europa e o papel atual da União Europeia em liderar uma cada vez maior ambição política para resolver o maior desafio da atualidade”, afirmam os promotores da iniciativa.

O “Are we enough?” encontra-se disponível em todas as principais aplicações de podcast.

O “Are we enough?“, assim se chama este podcast, pretende olhar para a crise climática de uma perspetiva europeia e partindo das vozes de ativistas do movimento global juvenil pelo clima em diferentes países europeus.

“Será que a União Europeia está à altura da tarefa? E somos suficientes para vencer o desafio que temos pela frente?” são dois dos tópicos abordados nestas conversas no podcast.

Ao longo dos dois primeiros episódios-piloto, agora online, é-nos dado a conhecer o conceito e contexto do podcast, havendo uma primeira entrevista com as estudantes e ativistas Alice Gato e Bianca Castro, ambas ativas nos coletivos Climáximo e Greve Climática Estudantil.

A ideia é que em cada novo episódio deste podcast esteja em destaque um país e seja contada uma história por alguém ligado a um movimento juvenil empenhado na luta climática.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of