Nova sede da Auchan Portugal adere à energia limpa

Central solar fotovoltaica na sede da Auchan em Paço de Arcos irá evitar a emissão de 454 toneladas de CO2 por ano.

0
397

Depois da Auchan Retail Portugal ter começado a instalar postos de carregamento para veículos elétricos nas suas lojas com o operador de mobilidade elétrica Helexia, chegou agora a vez da própria sede do grupo de retalho se tornar mais “verde”.

Novamente através da parceria com a Helexia, a Auchan Retail Portugal instalou na siua nova sede, em Paço de Arcos, Oeiras, uma central solar que irá evitar a emissão de 454 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a plantar 11.700 árvores.

O projeto implementado assenta num carport solar e numa cobertura fotovoltaica que irão produzir, anualmente, 1 Gigawatt de energia limpa e renovável, algo semelhante ao consumo de energia feito por 202 agregados familiares por ano.

A cerimónia de inauguração da nova sede da Auchan Retail Portugal contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

O projeto “reflete a aposta da Auchan na sustentabilidade e transição energética e também no conforto aos seus utilizadores do estacionamento, que foi pensado e desenvolvido para aliar às vantagens da produção de 35% das necessidades energéticas do edifício”, afirma Luis Pinho, Country Director da Helexia Portugal e Brasil.

Nesta infraestrutura fotovoltaica, a Helexia investiu mais de 1 milhão de euros.

A Helexia investe em soluções locais personalizadas para produção e utilização de energia renovável nas empresas. Sem terem de desviar capital do seu core business, as empresas podem, através desta solução de investimento, ter acesso ao autoconsumo de energia limpa via centrais fotovoltaica, carports solares, mobilidade elétrica ou eficiência energética.

7500 metros quadrados

O grupo francês Auchan Retail Portugal mudou-se recentemente de Alcântara, onde teve a sua sede durante 50 anos, para Paço de Arcos, cujas novas instalações foram oficialmente inauguradas no passado dia 10 de setembro.

“A Helexia surgiu como um parceiro privilegiado que nos soluciona um dos grandes desafios, de ter autoconsumo e que nos permite ter um edifício mais sustentável” – Clata Costa, Diretora de Marca e Transformação da Auchan Portugal

O novo edifício tem uma área de 7500 metros quadrados, distribuídos por três pisos, acolhendo 500 postos de trabalho fixos e mais de 100 postos flexíveis.

A disposição do edifício faz com que os colaboradores da empresa passem a ter uma vista privilegiada para um Carport Solar, o que é visto pelos promotores do projeto como uma forma de relembrar diariamente cada uma dessas pessoas “sobre a importância da transição energética no posicionamento da marca”.

35%
Percentagem das necessidades energéticas do edifício
que ficam cobertas com os painéis solares

Postos de carregamento

Além da central fotovoltaica, a nova sede da Auchan disponibiliza 2 postos de carga rápida com tomadas de 50 kW em DC e tomadas de 43 kW em AC. Existe ainda um posto de carga normal (AC) com 2 tomadas de 22 kW. No total é possível carregar 6 carros elétricos em simultâneo.

“O facto de ter postos de carregamento disponíveis para os seus clientes, traz uma grande vantagem a quem já optou pela mobilidade elétrica, pela possibilidade de carregar o seu veículo elétrico enquanto faz as suas compras na loja Auchan”, destaca a Helexia.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of