Está na estrada a terceira e última fase do projeto solidário Porsche SOMA, batizada como Taycan Electrotour.

Esta ação está a percorrer toda a Península Ibérica em dez dias com o modelo totalmente elétrico da Porsche, tendo como finalidade converter em quilogramas de alimentos os cerca de 4.000 quilómetros que serão percorridos.

A aventura elétrica solidária Taycan Electrotour principiou na segunda-feira, dia 19 de outubro, às 10:00h da manhã locais, no Centro Porsche Barcelona. Dali, os participantes dirigiram-se até ao concessionário de Girona, de onde partiram nessa mesma tarde rumo a Saragoça. Pamplona, Bilbao, Oviedo, Corunha e Vigo completaram os primeiros dias da rota por território espanhol.

Esta sexta-feira, dia 23 de outubro, o Taycan e a caravana que o acompanha está previsto entrarem em Portugal, onde visitarão os Centros Porsche de Braga, Porto, Leiria, Lisboa e Faro, para cruzar de novo a fronteira na quarta-feira, dia 27, a caminho do Centro Porsche Sevilha.

Nos dias seguintes, a Electrotour visitará Marbella, Múrcia, Alicante e Valência, para terminar na sexta-feira, dia 30 de outubro, na capital espanhola.

No total, estima-se que o gasto energético seja de 1.244 kW, que se irá reabastecendo tanto nos Centros Porsche como nas estações públicas de carga existentes ao longo da rota.

A quantidade de comida obtida ao converter o número de quilómetros percorridos em quilogramas de alimentos poderá ser transformada em cerca de 20.000 refeições graças à intervenção da Rede de Emergência Alimentar e à sua homónima espanhola (FESBAL), encarregadas de gerir os recursos conseguidos.

Os acordos que estas instituições sem fins lucrativos possuem com produtores e distribuidores tornam possível obter um quilograma de alimentos básicos como arroz, legumes secos ou leite com cada euro conseguido.

Na “Taycan Electrotour” estão envolvidos todos os Centros Porsche de Portugal e Espanha, a partir dos quais se iniciam e finalizam as distintas etapas que compõem o percurso.

A unidade do Porsche Taycan que irá percorrer toda a Península Ibérica conta com uma decoração especial comemorativa e será conduzida por diferentes personalidades em cada uma das secções da viagem.

A Taycan Electrotour faz parte do projeto solidário Porsche SOMA, criado pela Porsche Ibérica e pela sua rede de concessionários para ajudar as pessoas mais afetadas pelo impacto que o coronavírus está a deixar na economia de centenas de milhares de famílias.

“Depois de uma primeira ajuda direta e imediata dada pela Porsche Ibérica logo que se desencadeou a pandemia, que consistiu na entrega de refeições preparadas nas instalações da empresa, rapidamente se decidiu atuar de forma mais contundente e global em colaboração com os Bancos Alimentares de Portugal e Espanha”, explica o construtor que reforça a ideia: “Primeiro definiu-se a criação do Porsche Compromisso Social (PCS), um novo ‘selo’ da marca que nasceu com o objetivo de identificar movimentos solidários com os quais colaborar diretamente. E, como primeiro projeto desta divisão, nasceu o Porsche SOMA, uma iniciativa que se desenvolve em três fases e que culminará com a Taycan Electrotour”.

A primeira fase consistiu num donativo direto de 30.000 euros que da Porsche Ibérica à Federación Española de Bancos de Alimentos.

Na segunda fase, a marca quis envolver também a sua rede de Centros Porsche de Portugal e Espanha, que acolheu a ideia com entusiasmo e se dedicou a obter o máximo partido possível do trabalho conjunto. Assim, durante os últimos meses, entre todos, conseguiram reunir 300.000 euros que doaram aos respetivos bancos alimentares locais.

A Porsche Ibérica estima que, com o conjunto de ações que está a realizar ao longo de 2020, conseguirá entregar cerca de 400.000 euros, uma quantidade que será transformada em centenas de milhares de refeições para ajudar ao sustento de muitas famílias.

Tomás Villén, Diretor-Geral da Porsche na península ibérica.

“Estou muito orgulhoso por, numa situação de emergência, termos sido capazes de por em marcha em tempo recorde o Porsche Compromisso Social”, afirma Tomás Villén, Diretor-Geral da marca na península ibérica. “A Porsche é uma empresa comprometida com a sociedade e não podíamos ficar alheios às dificuldades que tantas pessoas estão a ter em consequência da crise provocada pela COVID-19. Na nossa empresa sempre tivemos muito presente o compromisso de devolver à sociedade parte do muito que recebemos dela”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of