A Tesla vai começar a exportar o Model 3 fabricado na China para a Europa, algo que, inicialmente, o fabricante tinha afirmado não prever fazer, já que a unidade fabril chinesa se destinada a satisfazer exclusivamente a procura local, naquele que é o maior mercado automóvel do globo.

A Tesla, contudo, alterou as ideias, em parte devido ao facto de, com a pandemia a fábrica de Fremont, nos EUA, ter estado com a sua produção encerrada.

Há, assim, agora a informação de que alguns Model 3 “Made in” China, virão para outros mercados, como Singapura, Austrália, Nova Zelândia e Europa. A versão a exportar para a a Europa será a Standard Range Plus.

O primeiro lote de veículos para solo europeu sairá de Xangai, onde são fabricados, na próxima terça-feira, com destino ao porto de Zeebrugge (Bélgica).

A versão a exportar para a Europa será a Standard Range Plus.

Os novos compradores europeus do Model 3 Standard Range Plus estão já a ser informados de que seus carros virão da China. Recentemente, a Tesla atualizou esta variante com baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) do fornecedor chinês CATL.

Antes desta mudança, a versão europeia do Standard Range Plus com tração traseira vinha de Fremont, na Califórnia (EUA), equipado com baterias de iões de lítio produzidas pela Tesla e Panasonic na Gigafactory em Nevada.

Novas baterias sem cobalto

As novas baterias da CATL não têm cobalto, algo que tem um impacto nos custos dos veículos elétricos, tornando-os mais baratos de fazer.

Outra vantagem destas novas baterias é permitirem maiores autonomias. O Model 3 Standard Range Plus tem 430 km de autonomia (baterias de iões de lítio feitas nos EUA) e acelera dos 0-100 km/h em 5,6 segundos. A versão chinesa com o novo tipo de baterias (LFP) poderá garantir 440 km.

Outro benefício das baterias LFP é permitirem um uso total da sua capacidade de carga.
O construtor está mesmo a recomendar nestes casos que o utilizador carregue o seu veículo até 100% pelo menos uma vez por semana, dado que isso ajuda a equilibrar a tensão entre as baterias e, com o passar do tempo, também pode manter a performance da viatura.

E a Gigafactory de Berlim?

Apesar da Gigafactory que a Tesla constrói na Europa (em Berlin-Brandebourg, Alemanha) começar a laborar no próximo verão, o Model Y (e não o 3) será o primeiro modelo a sair das linhas de montagem.

GigaBerlin está ainda mais perto de vir a montar aquele que virá a ser um novo modelo de entrada na gama da marca americana, um mais compacto e acessível Tesla, abaixo do Model 3.

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