Elétricos Mercedes-Benz: conheça os modelos que serão lançados

0
383

No âmbito da sua iniciativa “Ambition 2039”, a Mercedes-Benz trabalha no sentido de oferecer um portefólio de novos modelos de veículos neutros em emissões de CO2 em menos de 20 anos. Nesse contexto, os 100% elétricos farão parte do cardápio, com a marca germânica a anunciar para os próximos tempos oito modelos BEV:

► EQA SUV
► EQB SUV
► EQC SUV (à venda em Portugal)
► EQE
► EQE SUV
► EQS
► EQS SUV
► EQV (à venda em Portugal)

Limousine elétrica EQS já em 2021

A Mercedes-Benz anunciou que irá lançar no mercado no próximo ano o EQS, membro elétrico da família Classe S.

O modelo vai ser o primeiro modelo a utilizar o novo sistema elétrico concebido para os veículos elétricos do segmento de luxo e de executivos da Mercedes-Benz.

De acordo com o fabricante, a nova geração dos seus elétricos de luxo será baseada numa arquitetura desenvolvida especificamente, que é escalável em todas as vertentes e pode ser utilizada em várias séries de modelos. A distância entre eixos, a largura dos eixos, bem como todos os restantes componentes do sistema, especialmente as baterias, variam graças ao design modular.

Fábrica com linhas de montagem flexíveis

Em termos de produção, a Daimler está a projetar as suas instalações de modo a fabricar flexivelmente diferentes modelos nas mesmas linhas de produção.

O EQS é produzido em conjunto com o Classe S na “Factory 56” em Sindelfingen. Durante algum tempo, a flexibilidade nas fábricas foi um investimento prioritário da Mercedes-Benz Operations (MO), que é responsável pela produção de veículos ligeiros de passageiros em todo o mundo.

“O equipamento tecnológico caracterizado pelas soluções da Indústria 4.0 é um fator-chave para a flexibilidade. Graças a estruturas altamente flexíveis, todas as fábricas podem produzir veículos com diferentes tipos de cadeias cinemáticas e, desta forma, responder rapidamente às variações da procura nos mercados”, explica o construtor alemão.

“Desta forma, o conceito do veículo é otimizado para cumprir todos os requisitos de uma família de modelos elétricos que se pretende expandir no futuro. Esta arquitetura de veículo permite construir veículos elétricos Mercedes-Benz desde limousines até grandes SUVs”, aponta a Daimler, dona da marca alemã.

De resto, em comunicado, o construtor acaba igualmente por confirmar que irão chegar ao mercado mais outros três elétricos: EQS SUV (em 2022), EQE e EQE SUV.

A Mercedes-Benz irá lançar a arquitetura de modelos 100% elétricos em 2021.

Relativamente ao EQS, a limousine elétrica da Mercedes-Benz terá um leque de autonomias variável, consoante a configuração que o cliente escolher, podendo ter um alcance de até 700 km (ciclo WLTP).

EQS nas últimas fases dos testes

O EQS encontra-se atualmente nas últimas fases dos testes a caminho de alcançar a maturidade para ser produzido, incluindo a realização de testes no Centro de Testes e Tecnologia em Immendingen.

Centro de tecnologia e de testes da Daimler em Immendingen

“A validação sistemática do veículo no seu todo serve para garantir os elevados padrões de qualidade e é uma das extensas medidas utilizadas no processo de desenvolvimento de todas as séries de modelos Mercedes-Benz”, esclarece a Daimler.

Sabia que…
… a Mercedes-Benz pretende que os veículos equipados com propulsão elétrica, incluindo veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in, representem mais de metade das suas vendas já em 2030?

O processo inclui testes de inverno na Escandinávia, testes ao chassis e à cadeia cinemática em pistas de ensaios, estradas públicas e no circuito de testes de alta velocidade em Nardo, bem como os testes integrados de todo o veículo sob o calor do sul da Europa e do sul de África.

Atualmente estão também a ser realizados testes de estrada na China e nos EUA. No caso do EQS, é prestada especial atenção à cadeia cinemática elétrica e à bateria, aspetos igualmente alvo de testes e aprovações.

Em setembro de 2019, o concept car Mercedes-Benz Vision EQS forneceu indicações sobre o design progressivo do futuro EQS.

Mercedes-Benz Vision EQS concept

Nesta fase, a marca adiantou que os testes de estrada que estão a ser efetuados têm como protagonistas protótipos camuflados, para deliberadamente esconder os pormenores do design final, não apenas do EQS, mas também dos já mencionados EQS SUV, EQE e EQE SUV.

Elétricos no segmento de modelos compactos

Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz avança que irá continuar a eletrificar as plataformas mais bem-sucedidas comercialmente. Além do EQC SUV de média dimensão e o EQV totalmente elétrico, os clientes no segmento de modelos compactos podem contar com dois modelos SUV totalmente elétricos, o EQA e o EQB.

Em matéria de elétricos, a Daimler tem ainda a Smart que passou a ser uma insígnia 100% EV, com os seus EQ Fortwo, EQ Fortwo cabrio e EQ Forfour.

A produção do EQA (o irmão totalmente elétrico do GLA) será iniciada antes do final deste ano, indica a Daimler. O arranque da produção do EQB deverá começar em 2021.

O EQA e EQB estarão em comercialização em 2021.

Refira-se, contudo, que os dois modelos elétricos compactos (EQA e EQB) ainda serão baseados numa versão modificada da plataforma do atual Classe A e apresentarão um “design progressivo” para identificá-los como membros da família de modelos EQ.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of