A Peugeot apresentou à imprensa europeia, em vídeo conferência, os restylings dos seus SUV 3008 e 5008, modelos que começarão a ser vendidos em primeiro lugar em França em novembro, seguindo-se os restantes mercados europeus no início de 2021.

Se o renovado 3008 continuará a contar com uma versão híbrida Plug-in (ver detalhes mais à frente neste mesmo artigo), o 5008 manter-se-á sem uma opção de ligar à corrente.

Aproveitando a possibilidade de, nesta apresentação, serem colocadas questões online aos responsáveis da marca francesa, o Watts On quis saber o motivo.

A Peugeot explica que isso se deve ao facto da configuração de sete lugares do atual SUV 5008, baseada na plataforma EMP2, não permitir acomodar uma motorização híbrida Plug-in.

No atual 5008, a opção PHEV teria de ser idêntica à do 3008, ou seja a bateria de iões de lítio teria de se posicionar por baixo do banco traseiro, o que significa que no 3008 isso acarreta a perda de espaço na bagageira (de 520 litros nas variantes com motores HDi ou PureTech para 395 litros no Hybrid4); no 5008 isso implicaria abdicar da terceira fila de bancos. Isto é, com prejuízo da habitabilidade.

E entre os sete lugares ou uma motorização PHEV, a Peugeot preferiu manter a oferta dos sete lugares, deixando para a próxima geração do 5008 a disponibilidade do Plug-in.

Peugeot 5008 (Facelift 2021)

Próxima geração em 2023

Nesta apresentação online, a marca não falou de datas, mas a próxima geração do 5008 deverá chegar aos concessionários em 2023, beneficiando de uma inteiramente nova plataforma, a “eVMP” (de “electric Vehicle Modular Platform”), a qual permitirá acolher packs de baterias até 100 kWh.

De resto, as informações que se conhecem vão no sentido de que a próxima geração do SUV 5008 disponha também de uma variante BEV (“Battery Electric Vehicles”) capaz de poder oferecer uma autonomia em modo elétrico a rondar os 560 km.

É de admitir ainda que, à semelhança do atual 3008 Hybrid, também o próximo 5008 Hybrid venha a ter tanto uma opção Plug-in de tração dianteira, como outra com tração às quatro rodas (Hybrid4).

Facelift do 3008: Plug-in com 225 cv e 300 cv

Sobre o facelift do 3008 que chegará a Portugal no início de 2021, as opções em termos de PHEV serão duas:

► Hybrid4 225 cv e-EAT8: 2 rodas motrizes, 225 cv (165 kW), a partir de 30 g/km de C02 e 56 km de autonomia 100% elétrica.

► Hybrid4 300 cv e-EAT8: 4 rodas motrizes, 300 cv, a partir de 29 g/km de C02 e 59 km de autonomia 100% elétrica (segundo o protocolo WLTP).

Mais informações aqui.

Peugeot 3008 (Facelift 2021)

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of