Num período em que a tecnologia preenche, de forma significativa, o dia-a-dia de famílias de todo o mundo que continuam em isolamento social, a fazer teletrabalho e a ter reuniões ou aulas à distância, a LG decidiu explicar que a tecnologia pode ser compatível com a sustentabilidade de recursos e de ambiente e como os equipamentos eletrónicos podem facilitar o dia-a-dia enquanto reduzem a sua pegada ambiental.

Esqueceu-se de desligar a luz?

Já lhe aconteceu esquecer-se de desligar as luzes ou o ar condicionado ou aquecimento, desperdiçando assim recursos e dinheiro? Provavelmente, sim. Nessas alturas, a tecnologia pode ser uma mão amiga, já que existem ferramentas inteligentes de fácil utilização que podem ser convenientemente controladas e monitorizadas a partir de qualquer lugar através do smartphone.

Os equipamentos inteligentes – desde os sistemas de ar condicionado até às máquinas de lavar e secar – podem ser eficientemente monitorizados através de app. No caso da LG, a app LG ThinQ permite verificar se a TV ficou ligada ou ajustar as configurações do ar condicionado de forma a evitar o desperdício de energia e até fazer o download de ciclos específicos para a máquina de lavar para minimizar a utilização de água.

Equipamentos em forma

Se com os automóveis uma boa manutenção contribui para a preservação do seu estado e para reduzir custos, também os grandes eletrodomésticos, como as máquinas de lavar e secar, os frigoríficos, se forem mantidos em perfeitas condições de utilização há ganhos para o ambiente, já que o seu desempenho fica otimizado.

A inteligência dos aparelhos pode, igualmente, aqui, ser um contributo valioso, com a LG a dar o exemplo do seu recurso “Proactive Customer Care” que envia alertas proativos regulares para a execução de processos de manutenção, além de dicas sobre cuidados preventivos que ajudam a melhorar a eficiência e a durabilidade dos equipamentos.

No caso desta tecnologia da LG, se, por exemplo, o Proactive Customer Care detetar que a máquina de secar se “encontra com um fluxo de ar reduzido na ventilação, este recurso alertará o utilizador fornecendo as várias instruções para a resolução do problema, restaurando a sua capacidade e economizando energia. Quando é utilizado detergente a mais, será enviada uma mensagem a avisar com instruções para evitar sobrecarregar a máquina de lavar, que geralmente executa um ciclo de enxaguamento extra quando há ainda muito detergente na gaveta”, indica o fabricante.

A LG comprometeu-se com o projeto “Zero Carbon 2030”: alcançar a meta de emissões com neutralidade carbónica em todas as operações até ao início da próxima década.

Optar por equipamentos energeticamente eficientes

A LG destaca que optar por equipamentos com elevados níveis de eficiência energética é uma das melhores formas de fazer com que a nossa casa seja mais ecológica.

A crescente disponibilidade de produtos com excelentes prestações energéticas contribui, mais do que nunca, para a proteção do ambiente e do planeta – permitindo, ao mesmo tempo, maior poupança com as contas mensais da água (caso das máquinas de lavar inteligentes) e de energia (caso dos sistemas de ar condicionado dotados de uma gestão energética eficiente).

“Mudar para equipamentos inteligentes não só facilita o dia-a-dia, como também ajuda a proteger o planeta e a conservar os seus recursos naturais”, é a lógica apontada.

Atenção às certificações

Para perceber quais os equipamentos mais eficientes, deverá observar a etiqueta energética ou etiqueta de eficiência energética, valorizando os dispositivos mais capazes, com rótulo A+++.

Há outros símbolos e pictogramas que devem constar da etiqueta, de forma a poder comparar os equipamentos. Um elemento muito importante e que deve sempre ser lido em conjunto com a classe de eficiência energética é o consumo anual em kWh.

De acordo com a LG, em termos de poupança, eletrodomésticos de classe A+++ podem consumir até 30% menos que os da classe A. No caso de aparelhos de refrigeração, a diferença entre A+++ e A pode ser de até 60%!

Tomar medidas para gerar mudanças positivas em todo o mundo

Outra dica com vista a reduzir a pegada ecológica é estar atento às certificações que os produtos tiveram, caso da “Carbon Trust Footprint Label” e da “Water Footprint” da Carbon Trust, os quais demonstram estarmos perante equipamentos com um baixo impacto ambiental.

A pegada de carbono ou de água de um produto corresponde à soma total das emissões de gases com efeito de estufa produzidas ou da água utilizada durante o ciclo de vida de um produto, incluindo as fases de produção, distribuição e utilização.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of