Fez no passado dia 1 de outubro um ano que a Novo Verde inaugurou o Reciclar a Valer +. Um projeto que surgiu “como forma de serem melhoradas as taxas de recolha de resíduos de embalagens PET”, afirma o presidente da Novo Verde. Ao mesmo tempo que “serviu de teste sobre o comportamento da população perante este tema”, acrescenta Ricardo Neto.

Esta ação de sensibilização materializou-se numa máquina de venda reversa, onde os cidadãos podem depositar garrafas de bebidas PET. Em troca recebem vales de desconto. Mas terá sido este incentivo suficiente para as pessoas aderirem em massa à campanha?

Aparentemente sim, até porque o depósito instalado na loja Pingo Doce da Malveira recebeu, durante o último ano, mais de 500 mil garrafas. Ou seja, mais de 13 mil quilogramas de resíduos de embalagem de bebida PET. Além de que foram distribuidos pelos cidadãos um total de 20 mil euros sob a forma de vales de desconto.

Segundo o presidente da Novo Verde, “estes números são indicadores de que reunir a mensagem de sensibilização a um sistema de recompensas para o consumidor, pode ser uma fórmula de sucesso no compromisso de metas”. Principalmente “quando é feito em nome do ambiente”, acrescenta.

O Reciclar a Valer + foi desenvolvido pela Nova Verde, uma entidade gestora de resíduos de embalagem. Estiveram igualmente envolvidas neste projeto a Câmara Municipal de Mafra e a Tratolixo, empresa especializada no tratamento de Resíduos Urbanos.

A Estratégia Europeia para os Plásticos

Segundo a Estratégia Europeia para os Plásticos as garrafas feitas deste material, por serem produtos de uso único, devem ser abrangidas pelos sistemas de reembolso ou por outras medidas com impacto direto positivo na taxa de recolha. E, consequentemente, com impacto direto positivo na qualidade do material recolhido e dos materiais reciclados.

Além disso, uma das metas definidas pela Estratégia Europeia para os Plásticos passa por até 2030 só circularem, no mercado da UE, garrafas de plástico reutilizáveis ou facilmente recicláveis. Podemos assim afirmar que a iniciativa Reciclar a Valer + vai ao encontro da Estratégia Europeia para os Plásticos.

O projeto levado a cabo pela Novo Verde está igualmente “alinhado” com as medidas e metas gerais traçadas pela União Europeia. Neste caso, no âmbito da gestão dos resíduos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of