A Team Groon, da Universidade Nacional de Colômbia, foi eleita a equipa vencedora do Schneider Go Green 2020, competição organizada pela Schneider Electric, líder na transformação digital da gestão de energia e automação.

Os vencedores, Angie Redondo e Jorge Polo, apresentaram um projeto de pesca sustentável em benefício da comunidade de Bojayá, que vive no rio Atrato perto da costa do Pacífico, na Colômbia.

O rio Atrato é o rio mais caudaloso da Colômbia. Nasce nos Andes e desemboca no golfo de Urabá no mar do Caribe.

O rio banha a cidade de Quibdó, capital do departamento de Chocó ao qual pertence a localidade de Bojayá.

A economia de Bojayá depende da pesca e da agricultura e atualmente cerca de 22% da produção local de peixe é perdida devido à refrigeração elétrica insuficiente.

O projeto da Team Groon oferece uma inovadora solução de acesso à energia e um modelo de negócio sustentável para os pescadores de Bojayá, com base numa solução de cadeia de frio fiável e alimentada por energia solar e biomassa, que pode armazenar e ajudar a distribuir os produtos locais.

A Team Groon apresentou uma abordagem circular em seis etapas, que inclui a utilização de técnicas de pesca tradicionais, a aplicação de quotas sustentáveis, a reciclagem dos resíduos de peixe como biocombustível, a instalação de refrigeração alimentada por energia solar e o desenvolvimento de cadeias de abastecimento locais.

Impacto sustentável

Para além de um acesso fiável às energias renováveis, a Team Groon gera um impacto sustentável positivo na indústria pesqueira local ao reduzir as emissões de CO2 em 4,3 toneladas, e ao preservar as tradições culturais da área.

Jorge Polo e Angie Redondo

O júri do Schneider Go Green 2020 ficou impressionado com a solução realista da Team Groon que pode ser replicada noutras comunidades semelhantes, bem como com as suas capacidades de apresentação e resolução de problemas.

“A Groon é uma solução economicamente viável e sustentável, que pode melhorar as condições de vida de dezenas de pescadores e contribuir para a construção de um futuro tranquilo para a região de Choco, na Colômbia. Queremos melhorar a situação de milhares de pescadores com tecnologias de refrigeração ecológica, uma vez que não possuem acesso à eletricidade”, afirma a Team Groon.

Schneider Electric lança Schneider Go Green 2021 em colaboração com a AVEVA

A Schneider Electric está a lançar a 11ª edição da sua competição Go Green em colaboração com a sua empresa parceira de software, a AVEVA. Os estudantes terão a oportunidade de apresentar as suas ideias aos principais líderes da indústria e vão receber orientação de especialistas e profissionais; os vencedores vão ainda ganhar uma viagem a Boston, Londres, Nova Deli, Paris ou Shanghai. Os estudantes interessados podem inscrever-se em: https://gogreen.se.com.

Artigo anteriorVeículos elétricos mais acessíveis do que nunca na Europa, conclui análise
Próximo artigoVeículos do futuro: Hyundai pensa em automóvel com pernas robóticas