O dia 1 de outubro de 2020 vai figurar nos livros da história da Volvo, já que assinala o início da produção do primeiro modelo 100% elétrico da marca sueca, o novo XC40 Recharge.

O início da produção do XC40 Recharge representa um passo significativo para a ambição da empresa conseguir reduzir a pegada de CO2 por automóvel em 40% até 2025.

“Hoje é um dia muito importante para a Volvo Cars e para todos os colaboradores aqui em Gent. À medida que avançamos com a eletrificação da gama, esta fábrica irá representar um papel de grande pioneirismo na nossa rede mundial de produção” – Javier Varela – Head of global industrial operations and quality – Volvo Cars

Daqui por cinco anos, a Volvo pretende que, metade das suas vendas mundiais seja constituída por modelos elétricos, sendo a quota restante preenchida por modelos híbridos.

Segundo a marca nórdica, a procura deste novo modelo tem sido muito elevada estando mesmo já vendida toda a produção calendarizada até final do ano. As primeiras unidades serão entregues na Europa ainda este mês.

A anteceder o início da produção na fábrica de Ghent, na Bélgica, existiu um período de preparação onde foram produzidas algumas unidades de veículos de pré-produção. Este processo, que é standard para cada novo modelo, pretende otimizar os processos de produção e assegurar os níveis de qualidade associados a cada automóvel que sai da linha de montagem. Todos os colaboradores receberam também formação adicional sobre a forma mais segura de produzir automóveis elétricos.

O XC40 Recharge será o primeiro de vários automóveis totalmente elétricos que a Volvo Cars irá lançar.

Volvo XC40 Recharge P8 AWD em Glacier Silver

Volvo XC40 Recharge 100% elétrico em detalhe

O XC40 Recharge 100% elétrico tem como base a plataforma CMA – Compact Modular Architecture. Com tração às quatro rodas motrizes, este modelo terá uma autonomia superior a 400 km (WLTP), e 408 cv. Será possível carregar até 80% da capacidade das suas baterias em 40 minutos no sistema de carga rápida.

Neste modelo, a Volvo Cars redesenhou o Sistema de Infotainment oferecendo uma solução Powered by Android, com uma capacidade de personalização mais intuitiva e novos serviços e tecnologia Google onde se incluem Google Assistant, Google Maps e Google Play Store.

O XC40 Recharge 100% elétrico irá receber software e atualização aérea do seu sistema operativo, continuando a evoluir e a melhorar ao longo do tempo com a aprendizagem que irá ser feita.

Produção de Volvo XC40 Recharge em Ghent, Bélgica

Dada a ausência de um motor e com o intuito de manter os níveis tradicionais de segurança Volvo, os engenheiros de segurança da marca tiveram de redesenhar e reforçar a estrutura frontal.

A bateria é protegida por uma safety cage de alumínio que foi imbuída na estrutura do automóvel.

A localização da bateria (no solo da viatura) permite baixar o centro de gravidade da mesma para melhor proteção em relação a capotamentos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of