Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, Oeiras vai voltar a ser o palco do “Oeiras Eco Rally Portugal”, uma prova que está integrada no campeonato FIA e é realizada em parceria pelo Classic Club de Portugal e pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), com o apoio da Prio que tem sido um parceiro de referência desta prova ecológica desde o início.

O Oeiras Eco Rally Portugal terá a sua base no Jardim do Palácio do Marquês de Pombal.

A 3ª edição do Oeiras Eco Rally esteve inicialmente prevista para 3 a 5 de abril, mas devido à COVID-19 foi adiada uma primeira vez para 28 e 30 de agosto e uma segunda vez para  as datas atuais: 3 a 5 de outubro.

Esta edição conta com algumas novidades, como explica o município de Oeiras. Até aqui, este rally era uma prova de “emissões Zero de CO2”.

Todavia, este ano, inspirado pelo projeto internacional “Climeworks-CarbFix”, a organização introduziu uma componente que vai permitir rotular esta etapa do campeonato mundial como uma prova de “emissões negativas de CO2”, em que “cada concorrente vai plantar uma árvore, contribuindo assim para a transformação de CO2 em oxigénio e promovendo com esta ação um evento de emissões negativas”, evidencia o município.

Esse momento “emissões negativas de CO2” está previsto acontecer às 14:30h de dia 4 de outubro.

O Oeiras Eco Rally Portugal é dedicado a veículos de estrada normais, usados no dia-a-dia e dotados de um sistema de transmissão elétrico: BEV (veículo com propulsão elétrica a baterias) e veículos FCEV (veículos com propulsão a pilha de combustível).

Foto: Câmara Municipal de Oeiras

nO Oeiras Eco Rally Portugal entram veículos de estrada normais: BEV e FCEV (fuel cell).

O objetivo é premiar a regularidade e a eficácia energética, o que significa que as equipas terão de realizar a melhor gestão possível do consumo ao longo de todo o percurso e assegurar a regularidade, evitando penalizações nos vários controlos efetuados pela organização.

Depois de durante toda a manhã de dia 3 de outubro serem realizadas as verificações técnicas e recebidas as viaturas nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras (onde ficará sedeado o secretariado), a prova arrancará para a estrada.

Quatro etapas durante três dias

Serão quatro blocos de etapas distribuídos por três dias:

3 de outubro (sábado)

1ª etapa – das 16:30h às 19:00h – Início e fim na Serra de Sintra.

4 de outubro (domingo)

2ª etapa – das 8:30h às 12:00h – Início e fim na Serra da Arrábida

3ª etapa – das 16:30h às 19:00h – Prio Cup no Autódromo do Estoril

[21:00h – entrega de prémios para a Prio Cup nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras]

5 de outubro (2ª feira, feriado nacional)

4ª etapa – das 8:30h às 13:00h
[com Power Stage por volta das 12:30h, ao longo da Marginal de Oeiras]

13:45h – Publicação da classificação final

14:00h – Cerimónia do pódio

O Power Stage ao longo da Marginal (EN6) permitirá que o público veja o desfilar dos EV participantes no Rally.

A edição 2020 do Oeiras Eco Rally finalizará com a “Marginal de Oeiras Power Stage”, com chegada e partida da Praia de Santo Amaro de Oeiras, onde o público poderá acompanhar o evento respeitando todas as necessárias medidas sanitárias por causa da COVID-19.

O primeiro “Troféu Prio Cup” no domingo

Esta que é a terceira edição do “Oeiras Eco Rally” terá um atrativo suplementar: o primeiro “Troféu Prio Cup”, cuja competição se disputará integralmente no mítico Autódromo do Estoril.

O “Troféu Prio Cup” será realizado em duas mangas, no dia 4 de outubro, às 16:30h, com originalidade de ser uma prova de regularidade disputada em circuito fechado.

O “Troféu Prio Cup” no Autódromo do Estoril terá duas mangas, cada uma das quais com 20,020 km.

A associação da Prio a este evento resulta do facto da empresa atuar na área da mobilidade elétrica desde 2011, sendo, desde então, uma referência incontornável para todos os utilizadores de veículos elétricos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of