A startup chinesa Human Horizon está preparada para comercializar um SUV totalmente elétrico que pretende ser um “Model X killer”: o HiPhi X.

A versão de produção deste concorrente direto do Tesla Model X será apresentado no salão de Pequim, entre 26 de setembro e 5 de outubro.

Este SUV chinês mede 5,20 metros de comprimento e se o Tesla Model X surpreende pelo modo de abertura das portas, neste HiPhi X o impacto é ainda maior.

Assim, por um lado, as suas portas de abertura antagónica (as dianteiras abrem quase a 90°) dão-lhe um design diferenciado, para além de que favorecem a acessibilidade ao habitáculo.

Por outro lado, quando as portas se abrem, parte da secção posterior do tejadilho eleva-se, quase dando a sensação de estarmos perante portas em forma de gaivota, numa solução que combina portas suicidas e portas estilo “gullwing”.

O interior permite acolher até seis pessoas que se podem sentar em bancos individuais dispostos em três fileiras, numa arquitetura 2+2+2 que garante mais espaço ao nível dos ombros para cada ocupante.

As duas primeiras filas de assentos dispõem de ventilação, aquecimento e massagem.

96 kWh de baterias

Este SUV elétrico dispõe de dois packs de baterias à escolha do cliente, a mais potente das quais de 96 kWh, com a promessa de uma autonomia com uma carga de até 610 km, embora, curiosamente, ainda este registo anunciado seja no já descontinuado na Europa ciclo NEDC.

Se levarmos em consideração que o Tesla Model X Performance de 100 kWh (capacidade útil de 95 kWh) promete 487 km e o Long Range anuncia 507 km, valores que, nas nossas contas, em situações reais de utilização rondam os 445 km e 460 km, respetivamente, as cifras de 610 km anunciadas pelo SUV chinês pecam por excesso. Ainda assim, não deixa de ser uma oferta nivelada com a da Tesla, o que é positivo.

Tração traseira e integral

O modelo estará à venda com dois tipos de tração: traseira (com um motor com 200 kW/272 cv) ou integral (dois motores, um por eixo). Os propulsores elétricos são Bosch.

A empresa refere ter rubricado uma parceria com a Microsoft com vista ao desenvolvimento de um sistema de Inteligência Artificial para o veículo.

A aceleração dos 0-100 km/h é cumprida em 3,9 segundos.

O SUV possui ainda quatro rodas direcionais.

O ajuste e o comando das diferentes funções do veículo é “touch” e o SUV está dotado de nível 3 de condução autónoma.

O HiPhi X da Human Horizons chegará ao mercado em 2021. Inicialmente apenas no mercado chinês.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of