Com a aproximação da Semana Europeia da Mobilidade da Amadora (de 16 a 22 de setembro) vão-se conhecendo mais alguns detalhes do programa.

Um dos momentos de interesse estará na conferência “On Mobility” organizada pela EcoMood Portugal, em parceria com a Câmara Municipal da Amadora (CMA).

Atendendo à pandemia, a conferência será híbrida, com uma parte presencial (na sala dos Recreios da Amadora) e uma outra parte digital, possível de acompanhar nesta plataforma que aqui indicamos.

A conferência será a 16 de setembro, entre as 14 horas e as 19,30 horas, sendo subordinada aos novos paradigmas na mobilidade e contará com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade.

Caberá a Eduardo Pinheiro encerrar a conferência de dia 16 de setembro, com uma intervenção agendada para as 18,30h, a qual poderá ser acompanhada online.

Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado da Mobilidade

Recentemente, Eduardo Pinheiro deu nota de que, em termos de estratégias de mobilidade sustentável, para si é essencial que “o transporte público não seja visto como o último recurso, mas como um transporte seguro”, no contexto da reabertura da economia e das escolas.

Aposta em elétricos

Para o governante e a respeito do risco de contágio por coronavírus, o caminho a prosseguir será o de incentivar a estratégia de mobilidade ativa, que passa pelo uso de bicicletas e por outros meios de micro-mobilidade, para além da aposta na mobilidade elétrica.

Eduardo Pinheiro falará no âmbito do “On Mobility Amadora” que contará com dois painéis, com diferentes oradores, que estarão tanto em palco, como na plateia, como participando por via digital.

Primeiro painel

Assim, após a abertura formal (às 15 h) da Semana Europeia da Mobilidade por parte da Presidente da autarquia da Amadora, Carla Tavares, segue-se o primeiro painel (às 15,15 h), o qual irá debruçar-se sobre “a evolução de soluções na mobilidade urbana”.

Nessa troca de ideias participarão Victor Ferreira (vereador de trânsito da CMA), Miguel Gaspar (vereador de mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa), João Domingues (da Área Metropolitana de Lisboa) e um representante da CP num debate moderado por Adelino Dinis, do Watts On.

Segundo painel

O segundo painel versará sobre a conversão de veículos a combustão para elétricos e híbridos. António Gonçalves Pereira (presidente da EcoMood Portugal) será o moderador que terá como oradores Henrique Sanchez (presidente da UVE – associação de Utilizadores de Veículos Elétricos) e Carlos Jesus (CEO da ZEEV).

Aproveitando as potencialidades do online, está previsto que este painel seja ainda enriquecido com as contribuições de outros especialistas provenientes de instituições de ensino superior. Serão os casos de Teresa Ponce de Leão (FEUP/LNEG/APVE), Maria Helena Braga (FEUP/Universidade de Austin), Adriano Bresolin (Instituto Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, Brasil), José Maia (Instituto Politécnico de Setúbal), Victor Antunes (Instituto Politécnico de Setúbal) e Douglas Alves (Instituto Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, Brasil).

Saiba mais sobre o evento, “clicando” em cima dos destaques mais em baixo:

Amadora promove Semana Europeia de Mobilidade com mão de cheia de eventos

 

“Passeio-mistério” coloca veículos elétricos em missão e a ganhar prémios

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of