Lançado em 2016, o SUV 3008 acaba de sofrer um restyling, no qual o modelo adota a linguagem de design do 208 e do 508.

A Peugeot introduziu uma frente redesenhada no modelo (que exibe uma grelha sem moldura e o para-choques passa a ter conchas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção pintada, logo a partir do primeiro nível de acabamento), colocou novas luzes traseiras Full LED e passa a disponibilizar novas cores de carroçaria e uma opção inédita “Black Pack” nos níveis de acabamento superiores GT e GT Pack.

 

Neste restyling, que inclui no interior novos estofos e um painel de instrumentos de 12,3″ e um ecrã de infotainment de 10” de melhores contrastes, as opções híbridas plug-in mantêm-se.

Produzido em França, em Sochaux, o novo 3008 será comercializado na Europa no final de 2020

Para as versões dotadas de motores híbridos plug-in, o seletor de modo de condução alterna entre os modos Eletric (por defeito no arranque), Hybrid, Sport e 4WD (apenas na variante Hybrid4 300 cv).

Duas opções PHEV

As opções em termos de PHEV são duas:

► Hybrid4 225 cv e-EAT8: 2 rodas motrizes, a partir de 30 g/km de C02 e 56 km de autonomia 100% elétrica (segundo o protocolo WLTP).

A versão de duas rodas motrizes Hybrid de 225 cv (165 kW) associa um motor PureTech de 180 cv (132 kW) a um motor elétrico de 110 cv (80 kW), acoplado à caixa e-EAT8.

► Hybrid4 300 cv e-EAT8: 4 rodas motrizes, a partir de 29 g/km de C02 e 59 km de autonomia 100% elétrica (segundo o protocolo WLTP).

A versão Hybrid4 300 e-EAT8 resulta da associação entre um motor PureTech de 200 cv (147 kW) e dois motores elétricos, um na frente, de 110 cv (81 kW) acoplado à caixa de velocidades automática e-EAT8, e o segundo posicionado sobre o trem traseiro, desenvolvendo 112 cv (83 kW).

O modo 4WD, também disponível no modo Electric, permite uma motricidade melhorada sobre estradas ou terrenos difíceis.

Com base na plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform), todas as versões do 3008 PHEV beneficiam de um trem traseiro multibraços.

Tempos de recarga

A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 13,2 kWh, podendo usar-se dois tipos de carregadores, um carregador monofásico de 3,7 kW, de série, e outro de 7,4 kW, igualmente monofásico, opcional.

Os tempos de recarga estimados são os seguintes:

  • a partir de uma Wallbox 7,4 kW: permite uma carga completa em 1h45 com o carregador monofásico a bordo (7,4 kW),
  • a partir de uma tomada reforçada (16A): permite uma carga completa em 4h com o carregador monofásico a bordo (3,7 kW).
  • a partir de uma tomada standard (8A): permite uma carga completa em 7h com o carregador monofásico a bordo (3,7 kW).

Níveis de equipamento

A gama articula-se em torno de 3 níveis de acabamento (Active; Allure; e GT), em que cada um pode ser complementado por um nível intermédio denominado “Pack”.

Assim, os 3 níveis de equipamento desdobram-se para um total de 6 níveis de equipamento: Active, Active Pack, Allure, Allure Pack, GT, e GT Pack.

 

 

Tecnologias inteligentes

A bordo do novo SUV 3008, as ajudas à condução de última geração são bastantes:

  • Sistema de visão noturna (Night Vision): permite a deteção de seres vivos (peões/animais) na frente do veículo à noite ou em zonas de visibilidade reduzida. A capacidade do sistema garante a deteção até 200 a 250 m, além do alcance dos máximos, exibindo uma apresentação em infravermelhos ao centro do cluster digital, ou seja, no campo de visão do condutor;
  • Controlo de velocidade adaptativo com “Stop and Go” (caixa automática EAT8): adiciona o rearranque automático do veículo se a paragem for inferior a 3 segundos. Caso contrário, um simples toque no pedal do acelerador ou no próprio volante ativará a função. A função está disponível a partir dos 0 km/h. Equipamento disponível no Pack Drive Assist Plus;
  • Ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem (ligada ao ACC STOP and Go): o sistema permite que o condutor escolha a posição na faixa, exigindo ao condutor que este mantenha as mãos no volante. Equipamento disponível no pack Drive Assist Plus;
  • Travagem automática de emergência de última geração (deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, dos 5 aos 140 km/h, dependendo da versão) exibindo alerta de risco de colisão;
  • Reconhecimento alargado dos sinais de trânsito (Stop, sentido proibido ou proibição de ultrapassagens, entre outros).
Fonte: Peugeot

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